Em consonância com os objetivos que orientam a sua ação, o Projeto IN-Ruas comporta 3 grandes atividades:
Facilitar o acesso a materiais e estratégias de redução de riscos a utilizadores de drogas
O projeto contempla um giro de rua nos principais locais de consumo e/ou afluência de consumidores problemáticos de drogas, em suporte logístico de uma Unidade Móvel, dando resposta a outras necessidades básicas dos utentes que vão além da problemática do consumo, nomeadamente, o apoio alimentar e de vestuário.
Reduzir riscos associados ao consumo de drogas e às práticas sexuais
- Troca de material de consumo assético (para consumo injetado e fumado), prevenindo infeções pelo VIH, Hepatites B e C, e tuberculose, que a partilha de seringas, agulhas, estanhos e outro material de consumo propiciam.
- Disponibilização de preservativos, prevenindo doenças sexualmente transmissíveis.
- Educação para a saúde: sensibilização para práticas de consumo de menor risco, divulgação de informação personalizada sobre a infeção pelos vírus VIH e Hepatites; rastreio de infeções.
- Cuidados de enfermagem: curativos, administração de injetáveis e disponibilização de terapêutica medicamentosa.
“Cada seringa que a equipa recolhe junto dos consumidores, é menos uma seringa abandonada/chão.”
“Cada indivíduo que a equipa encaminha para tratamento de doenças infetocontagiosas, diminui a probabilidade de contaminação da restante população.”
Aumentar a aproximação dos UD a estruturas sociais e de saúde
A Educação para a saúde, o Apoio Psicossocial, os Encaminhamentos e acompanhamentos aos serviços constituem atividades que concorrem para este objetivo. Enquanto resposta de proximidade, a equipa funciona como elo de ligação entre os utentes e as estruturas sociais e de saúde, assumindo-se como um canal facilitador de comunicação entre utentes-serviços.