participe edrva v2  Novo Projetoterr sabor 

  Placa Explicativa LEADER 1 v2

sifin v2

O Projecto Despertar, promovido pela Câmara Municipal de Guimarães e executado pela Sol do Ave, encontra-se a desenvolver o Projecto “ Ser Empreendedor” em parceria com a Escola Secundária Martins Sarmento.

Esta iniciativa, dirigida aos alunos do 3ºAno do Curso Profissional de Práticas de Animação Sociocultural, pretende fazer chegar aos jovens a cultura do empreendedorismo, através de uma proposta pedagógica voltada para a formação de competências que resultem em desempenhos geradores do crescimento pessoal e profissional, favorecendo a inclusão social.

As sessões dividem-se em 3 fases:

 

a) Formação teórica e prática, em forma de dinâmicas e experiências vivenciais, nas quais serão abordados os seguintes conteúdos: cenário socioeconómico actual e mundial, a importância da escolaridade no mercado de trabalho, mudanças provocadas pela tecnologia da informação, elementos da qualificação / atributos da empregabilidade / competências, planeamento, a actividade empreendedora como opção de carreira, factores que interferem na escolha da profissão, a importância do Empreendedor na formação da riqueza do país, comportamento empreendedor, desenvolvimento da ideia de negócio.

 

b) Aulas de campo, para o desenvolvimento de pesquisas e elaboração do plano de negócio.

 

c) Realização da Feira do Jovem Empreendedor, uma actividade de final de curso, onde os alunos, reunidos em equipas, apresentarão ao público as suas empresas, provenientes da elaboração dos planos de negócio. Nessa etapa, os alunos vivenciarão de facto todos os aspectos práticos e comportamentais do dia-a dia de um empreendedor (planear, colocar a ideia em acção, procurar parcerias, obter lucro, vender, atender ao cliente etc.).

 

Aspectos comportamentais dos alunos a desenvolver:

 

1. Desenvolvimento de atitudes empreendedoras: iniciativa, persistência e procura de informações;

2. Perspectivas positivas em relação ao futuro profissional;

3. Identificação de oportunidades de negócios na região;

4. Melhoria da capacidade de expressão: perda da inibição e do medo de se expor em público, acompanhadas de mudanças na apresentação pessoal;

7. Motivação para o trabalho em equipa;

9. Participação e envolvimento nas actividades da escola.

Cabe assim ao Projecto Despertar e a todos os participantes a desafiadora missão de fomentar o empreendedorismo na escola, a capacidade para identificar os talentos empreendedores e motivá-los.

Uma porta foi aberta para se levar a mensagem do empreendedorismo à sala de aulas. Isso irá representar uma grande conquista para a Educação e um avanço, que norteará as directrizes e políticas educacionais, em sintonia com os novos tempos.

 

 

Powered by Amazing-Templates.com 2014 - All Rights Reserved.