gal

Realizou-se nos passados dias 20 e 21 de abril, em Guimarães, a primeira Social InnovAthon do Projeto ASA – Ave Social Angels. Este evento, organizado pela Sol do Ave, teve lugar na Pousada de Juventude de Guimarães e na Fraterna, tendo tido o apoio do Município de Guimarães.

Tendo por objetivo desafiar os/as jovens participantes a pensarem e apontarem soluções inovadoras para a resolução de alguns desafios da região, esta maratona de inovação e empreendedorismo social, organizada em parceria com os projetos CLDS Famalicão 3G, Geração Lanhoso, Guimarães Inclusivo e Vieira a Crescer, envolveu cerca de 60 jovens dos concelhos de Guimarães, Vieira do Minho e Vila Nova de Famalicão e uma equipa de 5 formadores/as do IES – Social Business School (primeira escola portuguesa de negócios focada na inovação e empreendedorismo social).
Durante um dia e meio, em regime residencial, os/as participantes aprenderam conceitos base de empreendedorismo social e tiveram a oportunidade de refletir, com o apoio de experts e testemunhos, sobre um conjunto de desafios com que o território do Ave se debate e que foram identificados por atores chave, nomeadamente, o “envelhecimento populacional”, a “incipiente participação cívica”, a “exclusão da pessoa com deficiência” e a “falta de acessibilidade e mobilidade no território”.
Na noite do dia 20, realizou-se um jantar inspirador com a presença de jovens empreendedores/as sociais, como o Projeto TABU (Guimarães) e a GO GAL (V. N. Famalicão), que, com a sua experiência, inspiraram os/as jovens participantes a terem ideias inovadores para a resolução de desafios socias do território.
Nas últimas horas do evento, os/as jovens participantes deram asas à sua criatividade e apresentaram, em equipa, 13 ideias de projetos inovadores com potencial de responderem aos desafios colocados. Tratou-se de um primeiro momento de contacto e capacitação da população juvenil para o empreendedorismo social, ao qual será dado seguimento através da realização de um Bootcamp, em meados do próximo mês de maio.
Saliente-se que o Projeto ASA – Ave Social Angels, promovido pela Sol do Ave e financiado pelo Programa Parcerias para o Impacto – Iniciativa Portugal Inovação Social e pela CIM do Ave, tem por objetivo o combate ao desemprego jovem, através da promoção da empregabilidade, do fomento de competências empreendedoras, do apoio à criação de micronegócios e de iniciativas de empreendedorismo social, com base num modelo ativo e inovador de comunidades empreendedoras locais.

Foto Site SocialInnov

Powered by Amazing-Templates.com 2014 - All Rights Reserved.