Ações de sensibilização da equipa técnico-pedagógica

Ações de sensibilização, dinamizadas por um especialista com experiência e conhecimento aprofundado da comunidade cigana. Os temas a trabalhar nestas ações de sensibilização, num total de duas ações, passarão pelo conhecimento da cultura cigana e principais particularidades deste público, metodologias de formação e de integração socioprofissional mais adequadas, de entre outros.

Ações de Orientação profissional

Pretende-se que os/as participantes aprofundem o conhecimento acerca de si próprios/as, dos seus interesses, gostos, capacidades e competências, contacto e conhecimento de diversas atividades profissionais.

Esta atividade explora as competências pessoais, sociais e profissionais que os/as participantes adquiriram ao longo da vida, bem como nos seus diferentes níveis do saber, nomeadamente o saber-ser, o saber-estar e o saber-fazer, com vista ao desenvolvimento de competências empreendedoras, favorecendo a criação de oportunidades de trabalho e/ou de geração de rendimento.

Após o balanço de competências, cada participante reflete em torno dos seus interesses vocacionais, gostos e competências e co-constroem, com apoio técnico, o seu percurso de inserção profissional.

Ações de formação

Itinerário de formação, em duas ações, com vista ao desenvolvimento de competências básicas (pessoais e sociais), técnicas e em contexto laboral, indispensáveis à inserção socioprofissional da comunidade cigana.

servicos gerais 

Encaminhamento para apoio ao emprego e empreendedorismo

Será facultado o encaminhamento para ofertas de emprego e apoio ao desenvolvimento de iniciativas de empreendedorismo social que capitalizem a experiência dos/as participantes do projeto e que tenham retorno económico e/ou gerem oportunidades de emprego para elementos das comunidades ciganas envolvidos. Em concreto, revitalizar atividades tradicionais das comunidades ciganas, para que tenham melhores condições nas suas atividades comerciais.

Saliente-se que esta ação não terá custos associados a este projeto, uma vez que se trata da articulação com outros serviços prestados pela entidade promotora.

Ações de sensibilização junto de entidades empregadoras

Para além da sensibilização das entidades empregadoras de forma individual e personalizada, serão realizadas sessões de trabalho com empresas e outras entidades para a sua no sentido de desmistificar representações negativas face à comunidade cigana.

 Logotipo Pontes

 

Entidades Promotora:

SoldoAve RGB site

 Cofinanciado por:
poise
P2020logo
UE FSE
Organismo Intermédio
ACM cores vertical

 

Powered by Amazing-Templates.com 2014 - All Rights Reserved.