Decorreu no passado dia 15 de dezembro do corrente ano, no salão nobre da Câmara Municipal de Vieira do Minho, a cerimónia de entrega de certificados dos cursos "Operador/a de Jardinagem" e "Plantas Aromáticas".

Com a chegada das férias de Natal, o projeto InOut-E5G elaborou um plano de atividades para todas as crianças e jovens que nele participam.
O leque de atividades é variado, começando por uma visita ao Estádio do Dragão e ao Museu do Futebol Clube do Porto, seguindo-se o Museu dos Transportes e Comunicações.

Enquadrado no Programa Cidadania Ativa, o Projeto Social Angels promoveu, no passado dia 12 de dezembro, uma sessão de sensibilização sob o tema do Tráfico de Pessoas, junto de 45 jovens do ensino profissional do Agrupamento de Escolas da Póvoa de Lanhoso.

O Projeto InOut-E5G, no âmbito da medida V – "Área estratégica do empreendedorismo e capacitação dos/as jovens", ação a) "Autonomização informal de projetos dos/as jovens, visando a sua gradual emancipação", tem vindo a criar uma horta interior, no espaço do projeto, através de materiais reciclados.

Decorreu, no passado dia 27 de novembro de 2014, o Seminário de lançamento do Projeto Social Angels, sob o tema “Comunidade Empreendedora – A Sociedade Civil no Estímulo ao Emprego Jovem”. Para além da apresentação do projeto à comunidade, esta iniciativa constituiu um importante momento de reflexão e debate em torno da temática da empregabilidade jovem, domínio em que o mesmo se enquadra.

No âmbito da formação modular certificada, a Sol do Ave deu início, no dia 24 de novembro do corrente ano, ao curso de Multimédia.
Com uma duração de 150 horas, este curso é destinado a adultos/as desempregados/as, com uma escolaridade igual ou superior ao 9.º ano e decorre nas instalações da Sol do Ave.

Decorreu, no passado dia 24 de novembro, uma Conferência de Imprensa de apresentação do Projeto Social Angels – Comunidade Empreendedora, promovido pela Sol do Ave em parceria com o Município da Póvoa de Lanhoso.

Formação Modular Certificada - 2014
Inscrições Abertas

Área de formação Destinatários

Início: dezembro/ Pós-Laboral:

- SolidWorks - Ferramenta modelação 3D (50h)
- AutoCad 2D (50h)
- AutoCad 3D (50h)
- Língua inglesa (50h)

 

 

População ativa


Idade igual ou superior a 18 anos
Habilitações de ingresso: 9º ano de escolaridade

Início: dezembro/ Pós-Laboral:

- Inglês (50h)

 

Habilitações de ingresso: 6º ano de escolaridade

- Técnicas de socorrismo (25h)

 

Apoios

- Subsídio de alimentação no valor de 4,27€
- Subsídio de transporte

 

(*De acordo com a legislação em vigor, os ativos empregados não têm direito a bolsa de formação)

 

 Clique para inscrição direta

 

 financiado

logo socialangelsTerá lugar, no dia 27 de novembro de 2014, o Seminário de lançamento do Projeto Social Angels, sob o tema "Comunidade Empreendedora – A Sociedade Civil no Estímulo ao Emprego Jovem". (Programa do Seminário)

No âmbito da formação modular certificada, encontram-se abertas inscrições para o curso de Multimédia, com um total de 150 horas.

Este curso é destinado a adultos/as desempregados/as, com uma escolaridade igual ou superior ao 9.º ano.

A Sol do Ave deu início, a 13 de novembro de 2014, a mais um curso de formação modular certificada em "Pintor/a de Construção Civil", destinado a pessoas ativas desempregadas, com 18 ou mais anos de idade e com uma escolaridade compreendida entre o 4º e o 8º ano de escolaridade.

Iniciou hoje, dia 6 de novembro, o curso de formação modular certificada na área de multimédia, a decorrer em Fafe, no âmbito do projeto InOut-E5G.
Esta ação, com uma carga horária de 150 horas, é destinada a pessoas desempregadas, com idade igual ou superior a 18 anos e o 9.º ano de escolaridade concluído.

A Sol do Ave este presente no EmpreendANPME, evento organizado pela Câmara Municipal de Guimarães em parceria com a Associação Nacional de Pequenas e Médias Empresas, com o intuito de dar a conhecer o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido na área do apoio ao emprego e empreendedorismo.

O Diploma de Competências Básicas é um instrumento de combate à infoexclusão, de reforço da cidadania e da promoção da coesão social, no contexto da sociedade de informação.

O Programa Escolhas constituiu-se em 2007 como uma "Academia Regional" do Cisco Networking Academy Program (NetAcad), disponibilizando aos Centros de Inclusão Digital apoiados a possibilidade destes se constituírem como "Academias Locais".

A literacia digital visa ensinar e avaliar os conceitos e competências básicas em informática, de modo a que as pessoas possam utilizar a tecnologia informática na vida diária, para desenvolverem novas oportunidades sociais e económicas para si próprias, para as suas famílias e para as comunidades.

No âmbito do curso de formação modular certificada em Pintor/a de Construção Civil, desenvolvido pela Sol do Ave, foi estabelecida uma parceria com a Associação de Apoio à Criança com vista à execução das aulas práticas no Centro de Emergência Infantil daquela Associação.

empregoA Sol do Ave vai dar início, dia 29 de outubro do corrente ano, a dois cursos de formação modular certificada em Procura de Emprego e Criação de Negócios, que decorrerão nas suas instalações.
Estes cursos, dirigidos a pessoas desempregadas, compreendem, num curso, uma escolaridade inferior ao 9.º ano e, no outro, o 9.º ano completo, com uma carga horária de 250 horas e 300 horas, respetivamente.

madeirasIniciou, no passado dia 22 de outubro, o curso de formação modular certificada em Restauro de Madeiras.
Este curso, com uma carga horária de 300 horas, decorre em horário laboral, nas instalações da Sol do Ave e é destinado a pessoas ativas desempregadas, com uma escolaridade ao nível do 4.º ano.

A Sol do Ave vai promover uma sessão de Internet Segura, no dia 31 de outubro do corrente ano, às 20h30, na Junta de Freguesia de Pencelo.
Esta sessão tem como objetivo dar a conhecer, ao público em geral, a segurança do computador, bem como a segurança na internet.

Veja o panfleto.

Foi publicado a 27 de outubro de 2014, em Diário da República, o Decreto-Lei n.º 159/2014 que estabelece as regras gerais de aplicação dos programas operacionais e dos programas de desenvolvimento rural financiados pelos fundos europeus estruturais e de investimento, para o período de 2014-2020.
Consulte o documento através de decreto-lei n.º 159/2014.

A Sol do Ave promoveu, nos dias 14, 15 e 21 de outubro, a iniciativa "Intervenção no âmbito do RSI: da ação à inovação", com a realização de três workshops dirigidos a profissionais dos serviços de atendimento e acompanhamento social e das entidades parceiras dos Núcleos Locais de Inserção (NLI) de Fafe e de Guimarães.

TIC – Jovens é uma atividade no âmbito da medida IV – Inclusão Digital, promovida pelo Projeto InOut-E5G, que decorre no Conjunto Habitacional da Cumieira, em Fafe.

O Projeto InOut- E5G, no âmbito na medida IV – Inclusão Digital, deu início a mais três turmas de TIC – Famílias, a decorrer no Conjunto Habitacional da Cumieira, em Fafe.

mundar4O Projeto InOut-E5G submeteu uma candidatura ao Concurso Anual de Ideias para Jovens, "Mundar – Muda o teu mundo", inserido no Eixo II – Muda a tua Comunidade, para a criação de um Street Workout Park, a implementar no Conjunto Habitacional da Cumieira, em Fafe.

cur bordadosEstá a decorrer, desde o dia 17 de outubro do corrente ano, um curso de formação modular certificada de Bordados, com um total de 250 horas.
Destinado a pessoas ativas desempregadas, com idade igual ou superior a 18 anos e escolaridade mínima ao nível do 4.º ano, este curso decorre em horário laboral, nas instalações da Sol do Ave.

elect instNo dia 16 de outubro do corrente ano, deu início, nas instalações da Sol do Ave, um curso de formação modular certificada de Eletricista de Instalações.
Este curso, com uma carga horária de 300 horas, é destinado a pessoas ativas desempregadas, com idade igual ou superior a 18 anos e escolaridade mínima ao nível do 4.º ano.

logo csdmmcIniciou no dia 7 de outubro do corrente ano, em Prazins Santa Eufémia, nas instalações do Centro Social D. Manuel Monteiro de Castro, uma unidade de formação de curta duração (UFCD) de Arranjos florais e adornos em datas festivas.

cur olariaIniciou, no dia 13 de outubro do corrente ano, nas instalações do Espaço Oficina, um curso de formação modular certificada em Olaria.
Este curso, com uma carga horária de 300 horas, é destinado a pessoas ativas desempregadas, com idade igual ou superior a 18 anos, com a escolaridade mínima ao nível do 4.º ano.

O Projeto InOut-E5G, que decorre no âmbito do Programa Escolhas 5.ª geração, visa promover a inclusão social das crianças e jovens do Conjunto Habitacional da Cumieira, em Fafe, através da sua capacitação pessoal, escolar e profissional.

Encontram-se abertas inscrições para o curso Técnico/a de Vendas, no âmbito do Programa Operacional Potencial Humano (POPH), tipologia 1.1, sistema de aprendizagem.

Iniciou, a 15 de setembro do corrente ano, uma ação de formação pedagógica inicial de formadores/as, a decorrer nas instalações na Sol do Ave.

Esta ação visa dotar os/as formandos/as de competências pedagógicas para exercerem a atividade de formador/a.

A Sol do Ave, no âmbito do seu plano de formação, deu início, neste mês de outubro, a três cursos de formação modular certificada de Técnico/a de Multimédia.
Destas ações, duas são destinadas a pessoas ativas desempregadas, com o 12.º ano de escolaridade e/ou licenciatura, com um total de 300 horas, decorrendo em horário laboral.

Decorreu, entre 25 de maio de 2012 e 10 de outubro de 2014, o curso Técnico/a de Vitrinismo, no âmbito do Programa Operacional Potencial Humano (POPH), tipologia 1.1, sistema de aprendizagem.

Encontram-se abertas inscrições para formação modular na área de multimédia, a decorrer em Fafe, no âmbito do projeto InOut - E5G.

Esta ação, com uma carga horária de 150 horas, é destinada a pessoas desempregadas, com idade igual ou superior a 18 anos e o 9.º ano de escolaridade concluído, conferindo, subsídio de alimentação e de transporte, bem como certificado de qualificações com as unidades de formação concluídas com sucesso.

No âmbito da iniciativa “Pelo combate à pobreza e exclusão social” lançada a nível nacional pela Rede Europeia Anti-Probreza (EAPN), a Sol do Ave promove, nos próximos dias 14, 15 e 21 de outubro, a iniciativa “Intervenção no âmbito do RSI: da ação à inovação”, com três workshops dirigidos a profissionais dos serviços de atendimento e acompanhamento social e das entidades parceiras dos Núcleos Locais de Inserção (NLI) de Fafe e de Guimarães.

No âmbito do curso de formação modular certificada em Arte Floral, esteve patente, nas instalações da Sol do Ave, uma exposição alusiva aos temas "Casamento e Batizado", que tinha como objetivo dar a conhecer ao público em geral os trabalhos realizados, pelos/as formandos/as, na unidade de formação "Arranjos florais e adornos para datas festivas".

Foram realizados, na passada semana, ateliês com promotores/as de projetos financiados pela Sol do Ave, entre 2009 e 2013, com o objetivo de avaliar a atual estratégia, com vista à elaboração do diagnóstico e formulação da Estratégia de Desenvolvimento Local, para o período 2014-2020.
Neste sentido, todos/as os/as intervenientes foram convidados/as a apresentar os seus projetos e a responder a duas questões geradoras de ideias, para a elaboração da nova estratégia, nomeadamente ao nível dos resultados dos projetos e contribuição para o desenvolvimento do território, bem como inovações a introduzir, formações a realizar e tipo de ações e medidas a apoiar no futuro.

A Sol do Ave, Associação para o Desenvolvimento Integrado do Vale do Ave, é entidade formadora da ação de Turismo em Espaço Rural nas Terras do Sousa, promovida pela Ader-Sousa – Associação de Desenvolvimento Rural das Terras do Sousa, no âmbito do Proder, subprograma 3.

Desde junho do corrente ano, o Projeto IN-Ruas conta com a colaboração de três voluntários/as do Banco Local de Voluntariado, com formação em diferentes áreas: educação de infância, psicologia e medicina.
Após a pré-seleção, levada a cabo pelo referido Banco, os/as candidatos/as participaram na ação de formação para Voluntários/as, denominada "Redução de riscos e minimização de danos com consumidores problemáticos de drogas", promovida pela Sol do Ave, que incluiu uma sessão de 4 horas em sala e uma ida ao terreno com a equipa de rua.

Foi transmitida na TSF, no programa "Terra Viva", uma reportagem sobre a Aldeia de Espindo, localizada em Vieira do Minho, aldeia que, através da Sol do Ave, no âmbito do subprograma 3 do Proder, sofreu uma intervenção ao nível da requalificação das fachadas, favorecendo, assim, a identidade e imagem daquele lugar, classificado como Aldeia de Portugal.
Clique para ouvir a reportagem

A Sol do Ave, Associação para o Desenvolvimento Integrado do Vale do Ave, iniciou a preparação da Estratégia de Desenvolvimento Local (ELD), para o período de programação dos fundos comunitários 2014-2020. Esta estratégia dará continuidade e aprofundará as dinâmicas prosseguidas em períodos anteriores e será enquadrada pelo conjunto de objetivos que organizam o Acordo de Parceria, recentemente acordado entre o Governo de Portugal e a Comissão Europeia.

Foi publicado a 12 de setembro de 2014, em Diário da República, o Decreto-Lei 137/2014, que estabelece o modelo de governação dos fundos europeus estruturais e de investimento (FEEI), que constituem uma contribuição decisiva para a recuperação económica do país e para a transformação estrutural da economia.

inout Foto3No âmbito do programa de ocupação de tempos livres, organizado pelo Projeto InOut, do Programa Escolhas E5G, as crianças e jovens do Bairro da Cumieira, em Fafe, participaram, nestas férias de Verão, num conjunto de atividades de animação.

A Sol do Ave, Associação para o Desenvolvimento Integrado do Vale do Ave é entidade formadora da ação de Mediadores/as de Turismo nas Terras do Sousa, promovida pela Ader-Sousa – Associação de Desenvolvimento Rural das Terras do Sousa, no âmbito do Proder, subprograma 3.

cidadaniaativa

Foi aprovado o Projeto Social Angels apresentado pela Sol do Ave, em parceria com o Município da Póvoa de Lanhoso, ao Programa Cidadania Ativa, da Fundação Gulbenkian, entidade gestora dos fundos do mecanismo. O projeto enquadra-se no domínio de atuação D – Apoio à empregabilidade e inclusão dos jovens, assentando na criação de uma comunidade empreendedora com a participação de múltiplos agentes –entidades públicas e privadas, empresas, líderes informais e os próprios jovens - na construção de projetos facilitadores da empregabilidade jovem. A ação decorrerá no Concelho da Póvoa de Lanhoso entre Outubro de 2014 e Março de 2016.

Foi este o testemunho deixado por Célia Novais, coordenadora do projeto InOut E5G, de Fafe, presente nesta edição de 2014 do Escolhas Portas Abertas.

Ver Mais...

...

No dia 17 de junho de 2014 vai decorrer na Sol do Ave, a apresentação do livro: A Viagem da Gotinha de Água.

O Projeto InOut aderiu ao desafio lançado pelo Programa Escolhas E5G para assinalar o Dia da Internet Mais Segura, no 11 de fevereiro de 2014, sob o mote "Juntos vamos criar uma Internet melhor", que constituiu o ponto de partida das sessões informativas realizadas com base na experiência pessoal dos participantes e da partilha mediada face â respetiva utilização da internet.

A Sol do Ave, vai promover, em parceria com a CAP – Confederação de Agricultores de Portugal, uma sessão de informação sobre a nova Política Agrícola Comum, no âmbito do Subprograma 3 do PRODER, destinada a agricultores e outras entidades.
Esta sessão realizar-se-á no dia 9 de maio de 2014, às 10 horas, no auditório da Fraterna, Travessa de Vila Verde, S. Sebastião, em Guimarães.

 

logos

Programa de Atividades de Férias da Páscoa

O Projeto "InOut", sediado no Bairro da Cumieira, em Fafe, encontra-se a promover uma semana de atividades lúdicas com o objectivo de ocupar as Férias da Páscoa das criança e jovens que integram o projeto.

empre

Abertas incrições para formação modular certificada em empreendedorismo.

Destinatários

  • Professores/as Desempregados/as com uma ideia de criação do próprio Emprego;
  • Habilitações de ingresso: Licenciatura

Apoios

  • Subsídio de Alimentação no valor de 4,27€
  • Subsídio de Transporte
  • Bolsa de formação 1,10€/h (para maiores de 23 anos, ou para quem já tenha feito pelo menos um ano de descontos para a Segurança Social)

inruas5Sem financiamento público no ano de 2013, e apesar de todos os constrangimentos sentidos no último ano, o projeto IN-Ruas manteve-se no terreno para garantir serviços mínimos à população. A Sol do Ave assumiu esta responsabilidade e compromisso em conjunto com diversas entidades parceiras locais às quais agradece vivamente: Câmara Municipal de Guimarães, Banco Social da Fraterna, Pastelarias Silva e Pastelaria Nova Camir.

40718650e06e46dABERTURA DE INSCRIÇÕES

Curso de Técnico/a Multimédia
POPH – Tipologia de Intervenção 2.3 – Formação Modular Certificada

A SOL DO AVE – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Vale do Ave - vai desenvolver um curso de Formação Modular Certificada na área dos Audiovisuais e Produção dos Media, pertencente ao Itinerário de Formação de Técnico/a de Multimédia, destinada a adultos/as ativos/as desempregados/as, com idade igual ou superior aos 18 anos que possuam o 9º ano de escolaridade e não tenham ainda concluído o 12º ano.

mult 1ABERTURA DE INSCRIÇÕES

Curso: Projeto Multimédia
POPH – Tipologia de Intervenção 2.3 – Formação Modular Certificada

A SOL DO AVE – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Vale do Ave - vai desenvolver um curso de Formação Modular Certificada na área dos Audiovisuais e Produção dos Media, pertencente ao Itinerário de Formação de Técnico/a de Multimédia, destinada a adultos/as ativos/as desempregados/as, com idade igual ou superior aos 18 anos e que tenham concluído o 9º ano de escolaridade.

eletricidadeABERTURA DE INSCRIÇÕES

Curso de Técnico/a de Instalações Elétricas

POPH – Tipologia de Intervenção 2.3 – Formação Modular Certificada

A SOL DO AVE – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Vale do Ave vai desenvolver um curso de Formação Modular Certificada pertencente ao Itinerário de formação de Técnico/a de Instalações Elétricas, destinada a adultos/as ativos/as desempregados/as, com idade igual ou superior aos 18 anos e que tenham concluído o 9º ano de escolaridade.

costureiro aABERTURA DE INSCRIÇÕES

Curso de Costureiro/a Modista

POPH – Tipologia de Intervenção 2.3 – Formação Modular Certificada

 

A SOL DO AVE – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Vale do Ave vai desenvolver um curso de Formação Modular Certificada pertencente ao Itinerário de Formação de Costureiro/a Modista, destinada a adultos/as ativos/as desempregados/as, com idade igual ou superior aos 18 anos, com um nível de escolaridade igual ou superior ao 6º ano e que ainda não tenham concluído o 9º ano de escolaridade.

Postal de Natal Sol do Ave

IMG 20131206 154351

O Projeto Ave Social, promovido pela Associação de Municípios do Vale do Ave em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Ave ao abrigo do Programa ON2 – O Novo Norte, apresentou no passado dia 28 de Novembro a publicação “Entre Terras e Gentes – Percursos de um Projeto Social em Rede”, cuja autoria é da Sol do Ave no âmbito da assessoria técnica prestada por esta entidade ao projeto.

Estão abertas as inscrições, até dia 20 de dezembro, para o curso de Formação de Públicos Estratégicos na área laboral.
As questões relacionadas com a Igualdade de Género, designadamente na sua dimensão profissional e de conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal, colocam-se com especial pertinência em alturas de crise socioeconómica como a que hoje vivemos.

Capacitação, Emprego, Formação e Inclusão

A Sol do Ave viu recentemente aprovada pelo Programa Operacional Potencial Humano, a sua candidatura do Projeto "Quadrante – Capacitação, Emprego, Formação e Inclusão" à Tipologia de Intervenção 6.1. – Formação para a Inclusão.

No âmbito do Programa Contratos Locais de Desenvolvimento Social, a Sol do Ave – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Vale do Ave, é entidade arcaexecutora do eixo Emprego, Formação e Qualificação, do Projeto Arca Social, coordenado pela Fraterna – Centro Comunitário de Solidariedade e Integração Social.

Estão abertas as inscrições até dia 20 de dezembro, para o curso de Formação de Públicos Estratégicos cuja intervenção é decisiva para a eliminação de estereótipos.

Este curso, com uma duração de 58 horas, destina-se a Educadores/as de infância e Diretores/as técnicos/as de Infantários.

A decorrer em horário pós-laboral, das 19 horas às 23 horas, dois dias por semana, o curso tem como data prevista de início 7 de janeiro e data prevista de terminus 27 de fevereiro, concedendo aos/às formandos/as, como apoio à frequência da formação, subsídio de alimentação e subsídio de transporte.

Para obtenção de mais informação e realização de inscrições, os/as interessados/as deverão dirigir-se à Sol do Ave, sita na Rua do Pombal, 386, 4800-025 Guimarães, ou entrar em contacto com os nossos serviços através do telefone número 253512333 ou E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

bolsadeterrasA Sol do Ave, enquanto membro da parceria liderada pela Minha Terra – Federação Portuguesa de Associações de Desenvolvimento Local, é uma das entidades autorizadas a praticar atos de gestão operacional da Bolsa de Terras, de acordo com despacho n.º 12109/2013, de 23 de setembro, nos concelhos de Fafe, Guimarães, Santo Tirso, Trofa, Vieira do Minho, Vila Nova de Famalicão e Vizela.

Ligação: http://www.bolsanacionaldeterras.pt/

A Sol do Ave, Associação para o Desenvolvimento Integrado do Vale do Ave, no âmbito do Subprograma 3 do PRODER, Abordagem Leader, Plano de Aquisição de Competências e Animação do Território, em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Ave, vai promover uma ação de formação de Mediadores de Turismo do Ave, com a duração de 350 Horas.

A Sol do Ave procedeu, passado dia 25, pelas 18h, no Auditório Municipal de Vieira do Minho à entrega dos certificados aos adultos deste concelho que frequentaram ações de formação com esta entidade formadora.

A Sol do Ave procedeu à entrega dos certificados aos adultos, habitantes do Bairro da Cumieira, que frequentaram os cursos de Formação Modular Certificada: (1) Revitalização dos Blocos - "Antes e Depois" e (2) Revitalização dos Jardins – “Encantos da Terra”. A cerimónia decorreu no passado dia 24, pelas 15h, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Fafe, tendo contado com a presença do Sr. Presidente da Câmara Municipal, Dr. José Ribeiro, da Administradora da Sol do Ave, Dra. Mafalda Cabral, e dos parceiros envolvidos neste projeto – Gabinete de Ação Social da Câmara Municipal e GIP (Gabinete de Inserção Profissional). A Sol do Ave, aproveita este meio para agradecer à Câmara Municipal a colaboração e a simpatia demonstradas na cedência dos espaços para a realização desta formação, e, com orgulho, dá os parabéns ao grupo de formação pelos trabalhos realizados.

caminharEstão ainda abertas as inscrições, até ao próximo dia 24 de setembro, para o curso de Formação de Formadores/as para obtenção de Certificação/Especialização em Igualdade de Género.

Área: Produção Agrícola (Agricultura Biológica)

Duração: 300h

Área: Eletricista de Instalações

Duração: 300h

Área: Conservação e Restauro de madeiras

Duração: 125h

Área: Multimédia

Duração: 300h

Área: Artesanato e Empreendedorismo  (Olaria)

Duração: 100h

Local: Casa do Povo de Fermentões

Área: Artesanato e Empreendedorismo  (Couros)

Duração: 100h

Local: Casa do Povo de Fermentões

No âmbito do Eixo Emprego, Formação e Qualificação, em execução pela Sol do Ave, e com o objetivo de fomentar a inserção profissional dos beneficiários diretos do eixo de intervenção, a Sol do Ave estabeleceu parcerias com empresas de Recursos Humanos - TALENTER,RANDSTAD, ADECCO e LEADER - tendo como principal objetivo a captação de ofertas de emprego e a inserção profissional dos beneficiários diretos do projeto.
Enquadrado no IV Plano Nacional Contra a Violência Doméstica, o Projeto Territórios_In tem apostado numa forte intervenção ao nível da prevenção primária da violência doméstica através da dinamização de sessões de sensibilização junto do público jovem, em contexto escolar, promovendo uma cultura de não violência e de cidadania, assente nos princípios da igualdade de género.
No passado dia 17 de Janeiro, 60 pessoas receberam os diplomas da formação em Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), realizada na Póvoa de Lanhoso, no âmbito do Projeto Territórios_IN, do Programa Contratos Locais de Desenvolvimento Social.

O Projeto InOut – Programa Escolhas 5ª Geração, realizou no passado dia 29 de Janeiro, a 1ª reunião de Consórcio, no Município de Fafe. Esta reunião iniciou-se com a apresentação da equipa do Projeto InOut - E5G ao Consórcio, seguindo-se a apresentação do plano de atividades para o 1º semestre de 2013, que contará com a participação ativa de diferentes entidades que se reunem em seu torno.

 

CANDIDATURAS ENCERRADAS A PARTIR DAS 18:00 DO DIA 31 DE JANEIRO DE 2013

 

Novo concurso abrir brevemente

Encontra-se patente, até ao dia 25 de Janeiro, na Biblioteca Municipal Raúl Brandão, uma exposição de trabalhos de Bordado de Guimarães realizados no âmbito do curso de formação modular certificada em “Bordados Regionais”, organizado pela Sol do Ave e co-financiado pelo Programa Operacional Potencial Humano – Tipologia de Intervenção 2.3. Formação Modular Certificada

Apostando num formato interventivo diferenciado, privilegiando metodologias com uma componente fortemente prática e apelando a uma participação activa por parte dos jovens, o Projeto Territórios_IN Alto Ave lançou-lhes o desafio parta criação de uma peça de teatro que explorasse de forma pedagógica os remas da violência doméstica, violência no namoro e violência entre pares “bullying”.

arcasocialA Sol do Ave é entidade executora do Eixo Emprego, Formação e Qualificação do Projeto Arca Social, em curso no Concelho de Guimarães, ao abrigo do Programa Contratos Locais de Desenvolvimento Social. Trata-se de um projeto coordenado pela Fraterna e que, para além da Sol do Ave como parceira executora deste eixo, inclui também a Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais para a execução do Eixo Intervenção Familiar e Parental.

No âmbito do Eixo Emprego, Formação e Qualificação, em execução pela Sol do Ave, decorreu nos dias 7 e 13 de dezembro, em Guimarães, uma formação em “Metodologias de Emprego Apoiado”, que contou com a presença de 20 técnicos de diferentes entidades cuja missão se centra nas temáticas do emprego e inclusão social. Esta formação foi ministrada pela Associação Portuguesa de Emprego Apoiado, uma entidade com grande experiência nas metodologias de emprego apoiado e na dinamização de redes locais para a empregabilidade.

 

Programa Escolhas

O Projeto InOut, candidatado ao Programa Escolhas 5ª. Geração, foi aprovado. Trata-se de um projeto a desenvolver entre Janeiro de 2013 e Dezembro de 2015, no Bairro da Cumieira, situado na cidade de Fafe, e que envolverá crianças/jovens e familiares aí residentes em atividades diversas no âmbito da capacitação pessoal, escolar e profissional. Para além da Sol do Ave enquanto entidade promotora, o projeto reúne em seu torno outras entidades que integram o Consórcio e cuja ação converge para o seu desenvolvimento: Agrupamento de Escolas Montelongo, Município de Fafe, Comissão de Promoção e Proteção de Crianças e Jovens de Fafe, Delegação de Fafe da Cruz Vermelha Portuguesa, Instituto Português do Desporto e da Juventude, Grupo Cultural e Desportivo Restauradores da Granja, COOPfafe - Cooperativa de Solidariedade Social de Fafe, Grupo Cultural e Recreativo Nun´Álvares e COFAFE - Cooperativa dos Produtores Agrícolas de Fafe.

Na noite do dia 8 de Novembro, no Theatro Club da Póvoa de Lanhoso, cerca de 40 pessoas participaram numa conversa com a Prof. Doutora Filomena Gaspar, autora do programa de educação parental “Mais Família, Mais Criança”, que tem vindo a ser implementado nos Concelhos de Fafe e da Póvoa de Lanhoso, no âmbito do Projeto Territórios_IN, coordenado pela Sol do Ave em parceria com os referidos Municípios.

O projeto Territórios_In Alto Ave, através do Espaço IN-Jovem, integra o Gabinete de Informação e Apoio ao Aluno da EB 23 de Taíde, na Póvoa de Lanhoso, em conjunto com uma equipa mais alargada constituída por professores e por uma enfermeira. Este gabinete foi inaugurado no dia 15 de Novembro, tendo sido então visitado por 17 turmas, que desta forma conheceram este espaço de ajuda e alguns dos materiais informativos do seu interesse.

Vai decorrer, no próximo dia 22 de Novembro, no Auditório da Biblioteca Municipal de Fafe, a 4ª e última Conferência projeto ICCER - Indústrias Culturais e Criativas em Espaço Rural, subordinada ao tema "Criatividade e as Artes e Produtos Tradicionais/Património Material e Imaterial".

A convite do Agrupamento de Escolas de Revelhe, o Projeto Territórios_In Alto Ave assumiu a dinamização de uma das atividades de comemoração do Dia Mundial da Alimentação, no dia 16 de Outubro, na EB 23 Padre Joaquim Flores: uma sessão de esclarecimento interativa entre técnicos e jovens sob temáticas como a publicidade enganosa, a valorização da beleza física, os distúrbios alimentares e a atividades física.

A Sol do Ave – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Vale do Ave, no âmbito do Subprograma 3 do PRODER – Abordagem Leader – Plano de Aquisição de Competências e de Animação, irá dinamizar uma ação de formação na área de Turismo em Espaço Rural.

 

Esta ação destina-se a proprietários de unidades de alojamento de turismo em espaço rural, dotando-os de competências que lhes permitam adaptar a sua atividade às necessidades reais do mercado.

Teve lugar no passado dia 4 de Outubro a Mesa Redonda “Elos para a Empregabilidade Juvenil” promovida pela EAPN em parceria com a Sol do Ave e com a Câmara Municipal de Guimarães, tendo em vista o debate desta problemática de enorme acuidade no presente e a apresentação de práticas que possam contribuir para uma maior empregabilidade entre os jovens. A mesa contou com a presença da Dra. Amana Ferro e da Prof. Doutora Ana Paula Marques, que nos trouxeram uma reflexão sobre o tema, e com as práticas de entidades como a empresa INOVA+ (Projeto Interface), UP Porto, Associação Sapana, CIM do AVE (Programa ENJOY) e Universidade Católica do Porto (Projeto PIC). As conclusões dos trabalhos, em anexo, foram apresentadas pelo Prof. Doutor Ivo Domingues, Coordenador do Núcleo Distrital de Braga da EAPN.
Inscrições Abertas para Formação Modular de Imagem/Video - Captação, Registo e Edição (50h)
Início: 16 de Outubro de 2012
Horário pós-laboral: 19h00 às 23h00

819673_video_mixer

No passado dia 17 de Setembro, na Biblioteca Municipal Raúl Brandão, a Sol do Ave apresentou publicamente os resultados dos últimos quatro anos de intervenção do projeto IN-Ruas, dos quais destacamos:

O Projeto Territórios_In Alto Ave associou-se ao Instituto Português da Juventude na comemoração do Dia Internacional da Juventude, no segundo fim-de-semana de Agosto. Para o efeito, e numa organização conjunta com os Pelouros de Ação Social e Cultura, Desporto e Juventude e a Naturfafe, foram disponibilizadas aos jovens interessados entradas gratuitas para visitar a Piscina Municipal, o Museu Hidroeléctrico de Santa Rita e o Museu Regional do Automóvel em Santa Rita, Fornelos, e ainda para usufruir da Piscina Municipal.

A Sol do Ave procedeu, no passado dia 6, à entrega dos certificados aos adultos que frequentaram o curso EFA B2+3 de Cozinheiro/a que decorreu em Fafe entre 21 de Outubro de 2010 e 15 de Maio de 2012.

No seguimento do trabalho que tem vindo a ser dinamizado, desde Maio de 2008, pelo Centro Novas Oportunidades da Sol do Ave na promoção do aumento das qualificações escolares da população ativa do concelho de Guimarães, realiza-se no próximo dia 31 de Julho, pelas 19h00, na sede desta Associação, uma Cerimónia de Entrega de Diplomas / Certificados de Qualificação a 163 adultos que concluíram o 6º, 9º e 12º anos de escolaridade através do processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências adquiridas ao longo da vida.

Decorreu com sucesso a Mostra de Talentos organizada pelo Gabinete de Apoio ao Empreendedorismo do Projeto Territórios_IN e pelo Gabinete de Inserção de Fafe, no fim-de-semana de 6 a 8 de Julho, tendo cumprido os objetivos a que se propôs, com a participação de um total de 15 pessoas que aí deram a conhecer publicamente os seus talentos em áreas tão diversas como a decoração, o artesanato, a bijuteria, a doçaria e os produtos naturais.

Com base numa parceria entre o Gabinete de Apoio ao Empreendedorismo do Projeto Territórios_IN e o Gabinete de Inserção Profissional do Município de Fafe, realizar-se-á a 1ª edição da Mostra de Talentos, sob o lema “Saia da Casca…e Arrisque a Mudar de Vida”. Dirige-se a pessoas em situação de desemprego e/ou que pretendam dar a conhecer um talento inovador em áreas diversas como a decoração, o artesanato, a bijuteria e os produtos naturais, suscetível de poderem vir a constituir-se como negocio.

No seguimento do trabalho de proximidade que tem vindo a ser dinamizado pelo Centro Novas Oportunidades da Sol do Ave nas Freguesias de Aboim, Queimadela e Várzea Cova, realiza-se no próximo dia 3 de julho, pelas 21h30, no Salão Nobre a Câmara Municipal de Fafe, uma Cerimónia de Entrega de Diplomas / Certificados de Qualificação a um grupo de adultos que concluíram o 6º e 9º anos de escolaridade através do processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências adquiridas ao longo da vida.

A Sol do Ave tem já aprovado, para 2012/2013, o seu plano de Formação Modular Certificada, no âmbito da tipologia 2.3 do POPH - Programa Operacional Potencial Humano.

No passado dia 15 de Junho, o Projeto Territórios_In, através do Gabinete In_Jovem, levou a cabo uma Campanha Troca de Cigarros por Fruta. Cinco jovens saíram às ruas da cidade de Fafe, munidas de laranjas e abordaram todos aqueles que encontraram a fumar, pedindo-lhes que trocassem o seu cigarro por uma laranja. Apesar do tempo não ter estado favorável, o empenho das jovens e a simpatia dos munícipes foram fatores para que a Campanha tivesse sido bem sucedida.

Esta atividade surgiu como complemento à intervenção teórica sobre Hábitos de Vida Saudáveis realizada pelo Gabinete In_Jovem junto das turmas de 5ºano da Escola EB 2,3 Professor Carlos Teixeira.

Entre as várias atividades contempladas no Projeto Territórios_IN Alto Ave no âmbito do eixo “Emprego e Qualificação”, está o Gabinete de Apoio ao Empreendedorismo, que proporciona às pessoas em situação de desemprego ou à procura do 1º emprego apoio para a criação do seu próprio emprego/negócio:

O Projeto Territórios_IN Alto Ave, do Programa Contratos Locais de Desenvolvimento Social, tem como um dos seus objetivos no eixo de intervenção familiar e parental proporcionar informação aos segmentos mais jovens da população no âmbito das mais diversas temáticas do seu interesse.

Com o objetivo de contribuir para uma cidadania mais ativa e responsável, o Projeto Territórios_IN tem vindo a organizar diversas sessões de informação e sensibilização neste âmbito.

Entre as muitas atividades de ocupação de tempos livres que o Projeto Territórios_In Alto Ave tem vindo a dinamizar na Póvoa de Lanhoso para população mais jovem, está o ateliê de percussão, que conta já com a participação regular de 15 jovens. Este ateliê, que é ministrado por um monitor de percussão, está a decorrer na Escola EB 2,3 de Taíde, às quartas-feiras entre as 14h30 e as 17h00, prevendo-se já algumas atuações públicas.

Em consonância com o IV Plano Nacional Contra a Violência Doméstica, o Projeto Territórios_In, em colaboração com o Serviço Social do Município de Fafe, tem contemplado na sua intervenção iniciativas de prevenção primária da violência doméstica: sessões de sensibilização e informação junto de públicos estratégicos, tendo em vista a promoção de uma cultura de não-violência e de cidadania, assente nos princípios da igualdade de género.

A Formação Parental constitui uma das dimensões fundamentais da ação levada a cabo pelo Projeto Territórios_IN Alto Ave, do Programa Contratos Locais de Desenvolvimento Social, no âmbito do eixo intervenção familiar e parental.

SESSÃO DE INFORMAÇÃO DO CENTRO NOVAS OPORTUNIDADES - SOL DO AVE (Junta de Freguesia de Serzedelo)

Vai-se realizar, no próximo dia 24 de Maio, pelas 16h00 na Junta de Freguesia de Serzedelo, uma Sessão Públicas de Informação sobre o Centro Novas Oportunidades da Sol do Ave.

No seguimento do trabalho de proximidade que tem vindo a ser dinamizado pelo Centro Novas Oportunidades da Sol do Ave na Freguesia de Penselo, vai-se realizar no próximo dia 11 de maio, pelas 21h00, na sede da Junta daquela Freguesia, uma Cerimónia de Entrega de Diplomas / Certificados de Qualificação a um grupo de adultos que, durante o ano 2011, concluíram o 6º e 9º anos de escolaridade através do processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências adquiridas ao longo da vida.

Realizaram-se nos passados dias 20 e 27 de Abril, duas cerimónias de Entrega de Diplomas / Certificados de Qualificação, nas Juntas de Freguesia de Lordelo e Conde S. Martinho, respectivamente, aos adultos que concluíram o 6º e 9º anos de escolaridade através do processo de reconhecimento, validação e certificação de competências no CNO da Sol do Ave.

A Sol do Ave terminou no passado sábado, dia 28 de Abril, o 1º curso de formação para Motoristas de Pesados de Mercadorias.

No seguimento do trabalho de proximidade que tem vindo a ser dinamizado pelo Centro Novas Oportunidades da Sol do Ave na Freguesia de Conde S. Martinho, vai-se realizar no próximo dia 27 de Abril, pelas 19h00, na sede da Junta daquela Freguesia, uma Cerimónia de Entrega de Diplomas / Certificados de Qualificação a um grupo de adultos que, durante o ano 2011, concluíram o 6º e 9º ano de escolaridade através do processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências adquiridas ao longo da vida.

O Gabinete In_jovem, a ação do projeto Territórios_In dirigida a jovens está de regresso aos concelhos de Fafe e Póvoa de Lanhoso, na sequência da retoma da atividade do Programa Contratos Locais de Desenvolvimento Social nestes concelhos.

Disponível a Newsletter do Projecto In-Ruas, referente aos meses de janeiro a março de 2012, para aceder clique aqui.

Realizou-se no passado dia 13 de Abril, na Junta de Freguesia de Moreira de Cónegos, uma cerimónia de Entrega de Diplomas / certificados de Qualificação, aos adultos que concluíram o 6º, 9º e 12º ano de escolaridade através do processo de reconhecimento, validação e certificação de competências no CNO da Sol do Ave.

Saliente-se que este foi o resultado de um trabalho de parceria, desenvolvido desde 2009, entre esta Junta de Freguesia e o Centro Novas Oportunidades da Sol do Ave e para o qual muito contribuiu o empenho e o apoio prestado pelo Sr. Presidente da Junta a este projecto.

No seguimento do trabalho de proximidade que tem vindo a ser dinamizado pelo Centro Novas Oportunidades da Sol do Ave na Freguesia de Moreira de Cónegos, vai-se realizar no próximo dia 13 de Abril, pelas 19h00, na sede da Junta daquela Freguesia, uma Cerimónia de Entrega de Diplomas / Certificados de Qualificação a um grupo de adultos que, durante o ano 2011, concluíram o 6º, 9º e 12º ano de escolaridade através do processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências adquiridas ao longo da vida.

A Sol do Ave iniciou ontem a primeira formação para empresas, no âmbito da medida 3.2 - Formação para a Inovação e Gestão, do Programa Operacional Potencial Humano.


Esta formação está a decorrer na FOOT BY FOOT – Revestimentos Têxteis, Lda., cuja atividade se insere no subsector dos têxteis técnicos, dedicando-se ao fabrico de têxteis revestidos e laminados.

Todas as quartas-feiras do mês de Março e Abril, o Projeto Territórios_In promove formação no âmbito das TIC _Tecnologias de Informação e Comunicação, neste caso dirigida ao público sénior que tem manifestado interesse em iniciar ou aprofundar os seus conhecimentos nesta temática. A formação decorre no Espaço Jovem e tem a duração total de 12 horas por grupo de formandos.

A Sol do Ave realizou no passado sábado, dia 17, a primeira acção de formação sobre Regulamentação Laboral, para motoristas com carta de condução de categoria B.

No passado dia 5 de Março um grupo de adultos, que se encontra a frequentar processo de RVCC no CNO da Sol do Ave, visitou as instalações do Arquivo Municipal Alfredo Pimenta em Guimarães.

territorio_IN_LOGOApós uma primeira fase de acção do Programa CLDS, entre 2008 e 2010, que teve no Projecto Territórios_IN a sua experiência piloto no âmbito do desenvolvimento de projectos supramunicipais - no caso, abrangendo os Concelhos de Fafe, Póvoa de Lanhoso, Santo Tirso e Trofa  - a intervenção localmente coordenada pela Sol do Ave reiniciou em 2012 com o Projecto agora denominado Territórios_IN Alto Ave.

Disponível a Newsletter, do Projecto In-Ruas, referente aos meses de Outubro e Dezembro de 2011, para aceder clique aqui.

No âmbito da UFCD opcional da área de Mundo Actual, os formandos do curso de Técnicas de Informação e Animação Turística elaboraram o vídeo “Eu sou Guimarães”, através do qual pretendem contribuir para a divulgação desta cidade.

No passado dia 18 de Janeiro de 2012, decorreu no Centro Histórico de Guimarães o "peddy paper" organizado pelo grupo de Técnicas de Informação e Animação Turística.

No sentido de fomentar o gosto pela leitura, a fruição do espaço da biblioteca e no âmbito do projeto Novas Oportunidades a Ler+, o Centro Novas Oportunidades da Sol do Ave promoveu visitas guiadas à biblioteca Municipal Raul Brandão nos dias 24 de Outubro e 25 de Novembro a dois grupos de adultos em Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências neste Centro.

Curso de Cozinheiro/a da Sol do Ave promove Show CooKing sobre Cozinha Económica cozinha
No passado dia 3 de Outubro, pelas 15h, no Restaurante Pinto da Costa, em Fafe, o curso EFA B2+3 de Cozinheiro/a, promovido pela Sol do Ave, realizou um “Show Cooking” alusivo ao tema Cozinha Económica, com o qual teve a oportunidade de demonstrar aos presentes como confeccionar pratos fáceis e económicos.

termalismo1No âmbito do tema de vida “Termalismo” o curso EFA-B3 de Operador de Hidrobalneoterapia, promovido pela Sol do Ave, realizou um Workshop sobre Termalismo, com o intuito de dar a conhecer a sua origem, a situação actual e o mercado de trabalho em que os operadores de Hidrobalneoterapia se podem inserir.

Formandos do curso de Técnicas de Informação e Animação Turística, que está a decorrer na Sol do Ave, fizeram parte da animação da Feira Afonsina.
{webgallery}

formandos_turismo_feira_afonsina

{/webgallery}

Realizou-se no passado dia 27 de Julho, uma Cerimónia de entrega de Diplomas e Certificados de Qualificação a todos os adultos que concluíram, neste Centro Novas Oportunidades, através do processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, o 6º, 9º e 12º ano de escolaridade.

Avisam-se todos/as os/as interessados/as que de 1 a 31 de Agosto de 2011 o Centro Novas Oportunidades da Sol do Ave efectuará o seguinte horário de funcionamento:

  • Manhã: 9h00 – 12h30
  • Tarde: 14h00 – 18h00
  • Noite: Encerrado
  • Sábados: Encerrado

A partir do dia 1 de Setembro, voltaremos ao horário normal de funcionamento: de segunda a sexta-feira das 9h30 às 22h00 e aos Sábados das 9h00 às 12h30.

No seguimento do trabalho que tem vindo a ser dinamizado, desde Maio de 2008, pelo Centro Novas Oportunidades da Sol do Ave na promoção do aumento das qualificações escolares da população activa do concelho de Guimarães, vai-se realizar no próximo dia 27 de Julho, pelas 19h00, na sede desta Associação, uma Cerimónia de Entrega de Diplomas / Certificados de Qualificação a 118 adultos que concluíram o 6º, 9º e 12º ano de escolaridade através do processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências adquiridas ao longo da vida.

No âmbito da comemoração do Dia das Bibliotecas, assim como do projecto Novas Oportunidades a Ler+, o Centro Novas Oportunidades da Sol do Ave promoveu visitas guiadas, nos dias 29 de Junho e 1 de Julho, à Biblioteca Raul Brandão, a dois grupos de adultos em Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências neste Centro. Um dos grupos visitou as instalações da Biblioteca Raul Brandão na cidade, tendo, o outro grupo, visitado o pólo de Lordelo desta mesma Biblioteca. Os dois grupos tiveram, assim, a oportunidade de conhecer todas as funcionalidades das respectivas bibliotecas e tudo aquilo que elas lhes podem proporcionar a nível de leitura e multimédia.

No passado dia 5 de Julho, foi assinado o protocolo de renovação do Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS) nos Concelhos de Fafe e Póvoa de Lanhoso, entre representantes dos respectivos Municípios, do Instituto de Segurança Social, IP, e da Associação Sol do Ave enquanto entidade coordenadora.

No dia 25/06/2011 (Sábado) o CNO - Sol do Ave estará encerrado.
No passado dia 15 de Junho de 2011, a Formação Modular de Turismo, no âmbito da UFCD – Património Artístico e Cultural, realizou uma visita de estudo à Citânia de Briteiros. Com esta visita pretende-se que os conteúdos abordados nesta UFCD sejam mais práticos com o contacto directo com os elementos locais disponíveis e preservados.

O Centro Novas Oportunidades da Sol do Ave irá promover, no próximo dia 14 de Junho, pelas 19h30, uma Sessão sobre a participação de Portugal na 1ª Guerra Mundial.

A sessão será dinamizada pelo Prof. Gil Santos, Coordenador do Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária das Taipas.

As inscrições para esta sessão deverão ser efectuadas até ao dia 12 de Junho de 2011, junto dos serviços administrativos do Centro Novas Oportunidades da Sol do Ave, para o telemóvel nº 963913055 ou para o seguinte e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

 

Veja o Panfleto

 

 

Formação Contínua de Formadores

  • Ferramentas Web2.0 em ambiente de formação
  • Plataforma Moodle
  • Coaching
  • Liderança de Equipas
  • Gestão de Conflitos em sala de aula
E-mail (para remeter inscrições): Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Designação da Acção

Descrição

Duração

Regime

Preço

1. Ferramentas Web2.0 em ambiente de formação

Ferramentas úteis para

Planificação/Construção curricular

Aplicação e tratamento de inquéritos

Partilha de recursos pedagógicos

30h

Presencial

150€

2. Plataforma Moodle

Potencialidades e ferramentas da plataforma

Criação de disciplinas e DTP on-line

30

B-Learning

150€

3. Choaching

O Coaching como forma de gerar mudanças pessoais e profissionais

7h

Presencial

75€

4. Liderança de Equipas

Liderar motivando

Reforçar as competências relacionais e comunicacionais

7h

Presencial

75€

5. Gestão de Conflitos em sala de aula

Identificação de situações de conflito

Negociação e mediação

Dinâmicas de grupo

20h

Presencial

100€

Formação para a Equidade, Cidadania e Oportunidades Sociais

 

Regeneração do Património

Público-alvo: Beneficiários do Rendimento Social de Inserção e de outras medidas de Acção Social.

Duração: 800 horas (30 horas semanais).

Regalias: Bolsa de Formação, Subsídio de Alimentação, Subsídio de Transporte.

logoFinalplataforma_1Apostar numa maior qualificação e formação é o objectivo da Plataforma Interinstitucional Concelhia para a Qualificação e Formação apresentada no passado dia 20 de Abril, na Trofa, no seguimento do trabalho realizado no âmbito do Projecto Territórios_IN, coordenado pela Sol do Ave e promovido localmente pelo Município da Trofa, ao abrigo do Programa Contratos Locais de Desenvolvimento Social.

 

Com o objectivo de criar um espaço de partilha privilegiado com os parceiros, o projecto IN-Ruas lançou uma newsletter trimestral, que dará conta de algumas notícias e resultados trimestrais do projecto. Haverá ainda lugar ao destaque de parcerias, formais ou informais, que, pela sua colaboração no período contemplado, tiveram um papel especial na promoção da saúde e da cidadania do público-alvo do projecto.

Dias Úteis

9h30 às 22h00

 

Sábados

9h00 às 12h30

 

O Centro Novas Oportunidades - Sol do Ave, estará encerrado nos dias:

05/03/2011

07/03/2011

08/03/2011

O Projecto Territórios_IN apresentou, no passado dia 6 de Janeiro, na Póvoa de Lanhoso, os resultados da sua intervenção neste concelho, entre 2008 e 2010. “O Territórios_In teve um impacto muito positivo no concelho, sobretudo, ao nível do trabalho desenvolvido junto dos desempregados, dos jovens e das suas famílias, das IPSS’s locais e ao nível da capacitação da população em geral na formação das TIC”, salientou a Vereadora da Acção Social, Fátima Moreira.

O Projecto Territórios_IN lançou a última edição do seu boletim informativo, privilegiando, a título de balanço do projecto, a participação dos destinatários a propósito do impacto que este teve nas suas vidas. São eles a essência da nossa missão, procurando responder aos seus problemas e anseios. E, por isso, muito nos congratulamos pelos impactos decorrentes da acção, conforme os testemunhos apresentados neste boletim.

Nesta edição, é dado ainda destaque às dimensões de acção que, em cada um dos municípios, assumiram maior relevância.

 

O projecto “Territórios_In”, tendo como princípio a promoção e inclusão social dos cidadãos através de metodologias fundadas em processos participados, desenvolveu, em Fafe, o workshop “A Beleza da Maturidade”.

Para os mais jovens, em férias lectivas, Natal é sinónimo de alegria e diversão e foi neste âmbito foi que o Projecto Territórios-IN proporcionou a jovens dos Concelhos de Fafe e Póvoa de Lanhoso mais um momento de grande alegria e aventura, na DiverLanhoso, no passado dia 18 de Dezembro.

No passado dia 10 de Dezembro, o Departamento de Educação e Formação da Sol do Ave levou as turmas de Técnico de Instalação e Gestão de Redes Informáticas, Técnicas de Logística, Técnicas de Qualidade, Técnicas de Informação e Animação Turística, Electricidade de Instalações e Cuidados e Estética do Cabelo a visitar o Campeonato Europeu de Profissões - EuroSkills/Lisboa 2010. Este campeonato cuja organização em Portugal esteve a cargo do Instituto do Emprego e Formação Profissional – IEFP, constituiu uma oportunidade para projectar a imagem, a qualidade e a atractividade dos sistemas de formação profissional europeus.

No presente mês de Dezembro, chegam ao fim as sessões de esclarecimento planeadas pelo In_Jovem nos Agrupamentos Escolares de Fafe e da Póvoa de Lanhoso junto das turmas do 8º ano (13 – 16 anos), tendo em consideração que esta é uma etapa da vida de difícil adaptação às transformações internas e externas.

O Projecto Territórios_IN realiza o Fórum Emprego e Empreendedorismo, no dia 14 de Dezembro, pelas 14.30 horas, na Junta de Freguesia de Santiago de Bougado, na Trofa. Para além das intervenções das diferentes entidades que actuam neste domínio, do programa faz parte a apresentação dos resultados deste Projecto no eixo do apoio ao emprego e empreendedorismo neste concelho, conforme programa.

O Projecto Territórios_In, em colaboração com o Serviço Social da Câmara, dinamizou na Escola Secundária de Fafe, ao longo do 1º trimestre do corrente ano lectivo, sessões de sensibilização sobre a temática da violência no namoro a 12 turmas do 12º ano, abrangendo um total de 262 alunos.

Decorreu no passado dia 23, no Auditório da Biblioteca Municipal, uma sessão pública para apresentação dos resultados alcançados com a intervenção do Projecto Territórios_IN – Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS), no Concelho de Fafe, e que contou com a presença da Coordenadora Nacional do Projecto, Dra. Maria José Maia, e do Presidente da Câmara de Fafe, Dr. José Ribeiro, para além da Sol do Ave e dos Técnicos do Município.

No passado dia 13 de Novembro, durante a tarde, os moradores do Conjunto Habitacional de Vila das Aves – Barca, em conjunto com o Projecto Territórios_In, comemoraram o dia de S. Martinho.

O portal de educação, Educare, fez uma reportagem sobre a Iniciativa Novas Oportunidades. Contou com o testemunho de alguns técnicos do Centro Novas Oportunidades da Sol do Ave e também com o testemunho de três adultos que se encontram, neste centro, a desenvolver o seu Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências.

Ver notícia

O Lordelo Jornal publicou, na sua edição de Outubro, uma notícia sobre o trabalho que tem sido desenvolvido pelo Centro Novas Oportunidades da Sol do Ave na Junta de Freguesia de Lordelo.

O projecto “Territórios_In”, em estreita colaboração com a Arpifafe, vai realizar um ateliê junto da população sénior do Concelho de Fafe, intitulado A Beleza da Maturidade”, contemplando um conjunto de painéis especificamente direccionados para as necessidades daquela população.

Transmitir algumas dicas em termos de poupança, proporcionar o desenvolvimento de competências que permitam elaborar um orçamento familiar de forma adequada, planificar e gerir os gastos de forma mais eficiente e prevenir situações de endividamento, contribuindo assim para uma melhoria do bem-estar e da qualidade de vida ao nível financeiro,  foram alguns dos objectivos do Workshop de Educação Financeira que o  Projecto Territórios_In promoveu no Espaço Jovem, da Póvoa de Lanhoso, na tarde de 14 de Outubro.

No passado do dia 11 de Outubro o CNO da Sol do Ave promoveu um Workshop de Leitura que contou com a participação da escritora Sandra Guimarães, a qual deu a conhecer grande parte dos livros editados. O Workshop decorreu na Junta de Freguesia de Conde, onde está a decorrer uma itinerância do Centro Novas Oportunidades.

O Workshop contou com a participação de um grupo que se encontra a fazer processo de RVCC naquela junta.

Desde Setembro que o Gabinete de Apoio ao Emprego e Empreendedorismo, do Projecto Territórios_IN, tem vindo a desenvolver um conjunto de acções com o intuito de promover o espírito empreendedor junto d o público do Centro Novas Oportunidades da Câmara Municipal de Santo Tirso.

O Projecto Territórios_IN realizou em Fafe, dias 23, 24 e 25 de Setembro, nas instalações da Divisão de Acção Social do Município, um workshop em empreendedorismo, intitulado “Da Ideia à Acção”. Teve a duração total de 10 horas, tendo estado em discussão variados temas associados à constituição de um plano de negócios e à futura implementação dos mesmos.

O curso EFA-B3 de Práticas de Acção Educativa, promovido pela Sol do Ave e dirigido a adultos desempregados que ainda não possuem o 9º ano de escolaridade, realizou na passada 4ª feira, dia 13, durante a tarde, uma ilustração de uma ceia medieval, no âmbito do tema Cultura Vimaranense.

logoNo âmbito do trabalho desenvolvido em itinerância, o Centro Novas Oportunidades da Sol do Ave definiu horários de atendimento nas Juntas de Freguesia em que está a desenvolver o seu trabalho.

 

No âmbito do trabalho desenvolvido em itinerância, iremos realizar durante o mês de Outubro sessões de divulgação/esclarecimento sobre o funcionamento do Centro Novas Oportunidades, nas seguintes Juntas de Freguesia:

No dia 6 de Outubro de 2010, um grupo de adultos a desenvolver o Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências neste centro, realizou uma visita a duas exposições a decorrer em Guimarães, no âmbito da comemoração dos 100 Anos da República:

3ª Actividade Integradora do curso EFA – B3 de Práticas Técnico Comerciais

O curso EFA B3 de Práticas Técnico Comerciais apresentou na passada sexta feira, dia 1 de Outubro, a sua terceira e última actividade integradora, no auditório da Fraterna - Centro Comunitário de Solidariedade e Integração Social – em Guimarães, com a presença de familiares e amigos dos formandos e de colegas de outras acções de formação.

O Centro Novas Oportunidades da Sol do Ave, no âmbito do Plano Nacional da Leitura - Novas Oportunidades a Ler +, irá promLer_logotipoover, no dia 11 de Outubro pelas 19h00, um Workshop de Leitura com a escritora Sandra Guimarães.

Este workshop irá decorrer na Junta de Freguesia de Conde (S. Martinho) e no final terá lugar uma sessão de autógrafos.

As inscrições deverão ser efectuadas na sede desta Junta.

 

No dia 18 de Setembro, os jovens moradores do Conjunto Habitacional da Barca, que frequentam as Actividades OTL dinamizadas pelo Projecto Territórios_in, contaram com a presença de elementos do Rotaract Club de Santo Tirso.

O Centro Novas Oportunidades da Sol do Ave irá promover, no próximo dia 14 de Outubro, o 3º Workshop de Educação Financeira, destinados aos seus adultos em processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, de nível básico e secundário.

Por decisão do Instituto da Droga e da Toxicodependência, o Projecto IN-Ruas terá continuidade nos próximos 24 meses.

A equipa de rua dará assim seguimento ao trabalho iniciado em 2008 junto de consumidores problemáticos de drogas no Centro Histórico de Guimarães.

guima2012A Fundação Cidade de Guimarães, através da Área da Comunidade no âmbito de Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura, levará a cabo a inauguração de duas exposições: “30 anos de Emigração Portuguesa em França” do espólio pessoal de José Machado e “Diáspora Portuguesa – Percursos de Vida” da EB 2,3 de Briteiros. A inauguração das duas exposições será no dia 16 de Setembro às 21h no Paço dos Duques de Bragança. Às 22h será apresentado o trabalho final da residência artística de Julho Outra Voz.

Durante o período de férias lectivas, o Projecto Territórios_in dinamizou um conjunto de actividades lúdico-pedagógicas para os jovens que frequentam o OTL, quer do concelho de Santo Tirso, quer da Trofa.

Principais Resultados

CERIMÓNIA ENTREGA DE CERTIFICADOS

No passado mês de Julho, o Projecto Territórios_IN realizou, na Trofa, uma cerimónia de entrega de certificados às 91 pessoas deste concelho que frequentaram mais uma formação em Tecnologias de Informação e Comunicação proporcionada pelo Projecto, no âmbito da acção TIC_Itiner@nte

O Projecto Territórios_In, em colaboração com o Município de Fafe, associou-se ao Instituto Português da Juventude na comemoração do Dia Internacional da Juventude, assinalado do passado dia 12 de Agosto. Disponibilizaram-se aos jovens do Concelho de Fafe entradas gratuitas para visitas ao Museu Hidroeléctrico de Santa Rita, ao Museu Regional do Automóvel e à Piscina Municipal, que lhes proporcionaram vivências diferentes nestas férias lectivas.

O Projecto Territórios_IN – Incluir e Incentivar em parceria com o Centro de Criatividade da Póvoa de Lanhoso criou o Grupo de Percussão TrupeTap no âmbito do trabalho de animação sócio-cultural que tem vindo a levar a cabo com jovens deste concelho. Recorrendo à fórmula tradicional de “Zés-Pereiras”, o grupo visa a recuperação das tradições aliada a conceitos estéticos da modernidade, criando uma trupe de percussão e animação teatral de rua.

Cerca de 48 pais e 38 crianças da Póvoa de Lanhoso já participaram no projecto de Educação Parental “Famílias_In”.

logoO Centro Novas Oportunidades da Sol do Ave dinamiza actividades em regime de itinerância nas seguintes freguesias do concelho de Guimarães:

 

electricidadeO grupo de Electricidade de Instalações deu por concluída a 1ª fase do seu projecto educativo com a apresentação dos trabalhos realizados. No dia 14 de Julho, na Sol do Ave, os formandos expuseram a maquete de uma casa com recurso a energias renováveis.

 Ciclo de Sessões de Puericultura em Fafe

O Projecto Territórios_In, em colaboração com o Serviço Social do Município de Fafe, terminou em Junho o ciclo de sessões de (in)formação sob o tema Puericultura, na EB1/JI de Fafe, junto de encarregados de educação. Este ateliê contou com um leque variado de oradores e temáticas específicas: Educadora de Infância (proximidade pais/Jardim); Enfermeira (cuidados básicos de saúde); Assistente Social e Professora (o papel da CPCJ), Psicóloga e Educóloga (Importância do brincar, das regras e dos limites).

Todos os intervenientes avaliaram o ateliê de forma positiva, reconhecendo que enriqueceram as suas capacidades para o bem cuidar das suas crianças.

Capacitação APPACDM da Trofa para o planeamento estratégico

 

No âmbito da acção “Capacitação da Comunidade e das Instituições Locais”, do Territórios_ IN, terminou em Julho o apoio a mais uma Instituição Particular de Solidariedade Social, no Concelho da Trofa: a APPACDM da Trofa.

 Na passada semana, o Projecto Territórios_IN concluiu mais um programa intensivo de ocupação tempos livres com jovens do Concelho de Fafe.

Das actividades levadas a cabo, destacamos:

Territórios_IN e IPJ associam-se para falar de saúde

 

Os jovens do Lar da Criança, em Revelhe, Concelho de Fafe, foram o público de uma sessão sobre Saúde organizada pelo Gabinete In_Jovem do Projecto Territórios_IN, dinamizada com o apoio do Instituto Português da Juventude, no passado mês de Junho.

Parceria com a AMS e ASAS

No âmbito da parceria estabelecida entre o Gabinete de Apoio ao Emprego e Empreendedorismo e o “Projecto (Re) Inserir na Trofa”, da Associação de Solidariedade e Acção Social (ASAS), está actualmente a decorrer no Centro Comunitário da Trofa mais um ciclo de Sessões de Activação para Empregabilidade. Estão em formação 12 desempregados que perspectivam uma reentrada no mercado de trabalho e, para o efeito, temos vindo a abordar a temática das técnicas de procura de emprego, nomeadamente as várias fontes de pesquisa de ofertas e respectivas formas de candidatura, sem esquecer os incentivos à criação do próprio negócio.

Centro Novas Oportunidades realiza um Júri de Certificação na Junta de Freguesia de Pencelo

APRESENTAÇÃO DO PROJECTO “Consórcio da Católica.Porto” no âmbito do Programa ERASMUS

O Centro Novas Oportunidades da Sol do Ave participou, no passado dia 9 de Julho, na reunião de apresentação do Projecto “Consórcio da Católica.Porto”, co-financiado no âmbito do Programa ERASMUS – Estágios Profissionais.

Drogas e Respostas na Comunicação Social.

Festa de S. João na Associação de Moradores de Ringe

No passado dia 24 de Junho, os jovens que frequentam as actividades de OTL do Projecto Territórios_In comemoraram o dia de S. João, no Bairro de Ringe, em Santo Tirso. Esta iniciativa foi totalmente planeada e organizada por estes elementos, que mobilizaram os restantes moradores, decoraram o espaço onde decorreu a festa, assaram as sardinhas e garantiram a animação musical.

Atendimento para Emprego em S. Romão do Coronado

Consciente da necessidade de uma maior proximidade do Gabinete de Apoio ao Emprego e Empreendedorismo à população, o Projecto Territórios_IN, em colaboração com a Junta de Freguesia de S. Romão do Coronado, iniciou o atendimento no âmbito da procura activa de emprego ou formação, na Associação de Solidariedade Social do Coronado (ASCOR), sita nesta freguesia.

O Projecto Territórios_IN apoiou, no passado mês de Maio, mais uma Instituição Particular de Solidariedade Social, desta vez no Concelho de Santo Tirso, no âmbito do processo de Capacitação das Instituições Locais, previsto na acção 6.

As Escolas Secundárias de Fafe e Póvoa de Lanhoso acolheram durante esta semana a iniciativa de esclarecimento sob o tema “Alimentação Saudável e Distúrbios Alimentares”, dinamizada pela Dietista Dra. Mariana Briote, do Instituto Português da Juventude, no âmbito de uma parceria entre este e a Sol do Ave/Projecto Territórios_IN.

No âmbito da parceria existente entre a Sol do Ave e a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, o Projecto Territórios-IN promoveu no dia 31 de Maio, no Agrupamento de Escolas de Taíde, uma sessão subordinada ao tema “Empreendedorismo Jovem”, dirigida em particular aos jovens do 9.º ano da escola de Taíde (cursos CEF e Ensino Regular).

No passado dia 25 de Maio, os moradores do Bairro de S. Martinho do Bougado e de S. Romão de Coronado, numa iniciativa conjunta entre o Projecto Territórios_In e o Serviço de Acção Social do Município da Trofa, comemoraram o Dia Europeu do Vizinho.

Numa iniciativa conjunta entre a Câmara Municipal de Guimarães, a Sol do Ave e a ADCL, vai realizar-se no próximo dia 14 de Junho, o Seminário IN-GUIMARÃES: DROGAS E RESPOSTAS.

O Projecto Territórios_IN, no âmbito do seu eixo de intervenção “Emprego, Formação e Qualificação” tem vindo a trabalhar com um conjunto de entidades a operar no Concelho da Trofa neste campo de acção, com vista à constituição de uma Plataforma Interinstitucional.

O Projecto Territórios_In, em colaboração com o Serviço Social da Câmara de Fafe, tem vindo a apostar desde o último trimestre de 2009 na prevenção da violência no namoro através da dinamização de sessões de sensibilização junto das escolas do Concelho de Fafe.

100 de-graus apresentam O Grufalão na iniciativa Ajude-nos a Ajudar, promovida pela APCG

 

No passado dia 14 de Maio, o auditório nobre da Universidade do Minho acolheu a iniciativa "Ajude-nos a Ajudar", promovida pela APCG, em parceria com a Escola Profissional CISAVE e a Universidade do Minho. Contando com uma centena e meia de espectadores, dos quais a presença mais notória foi a do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, a noite teve vários momentos interessantes, sempre caracterizados pelo bom clima de solidariedade e descomprometimento dos presentes. Dos vários espectáculos apresentados,  o destaque foi sem dúvida para as danças interpretadas pelos utentes da APCG,  onde a beleza da simplicidade estética transpareceu para o público uma leveza rítmica, uma sensação de tranquilidade reconfortante, capaz mesmo de provocar rios de lágrimas, mesmo naqueles que, pouco conhecedores e sensibilizados para este tipo de causas, não foram suficientemente fortes para se compadecerem de contemplar, sem as tradicionais análises críticas, momentos tão simples e tão graciosos.

CENTRO NOVAS OPORTUNIDADES – ATENDIMENTO NA JUNTA DE FREGUESIA DE MOREIRA DE CÓNEGOS

A Técnica de Diagnóstico e Encaminhamento do Centro Novas Oportunidades da Sol do Ave estará a efectuar atendimento descentralizado na Junta de Freguesia de Moreira de Cónegos, no dia 20 de Maio, a partir das 19h00.

SESSÃO DE INFORMAÇÃO DO CENTRO NOVAS OPORTUNIDADES DA SOL DO AVE NAS JUNTAS DE FREGUESIA DE GUARDIZELA E GANDARELA

 

Vão-se realizar, no próximo dia 21 de Maio, pelas 21h00 na Junta de Freguesia de Guardizela e no dia 22 de Maio, pelas 15h00 na Junta de Freguesia de Gandarela, Sessões Públicas de Informação sobre o Centro Novas Oportunidades da Sol do Ave.

O Projecto Territórios_In, em colaboração com o Serviço Social do Município assinala o Dia Internacional da Família.

No passado mês de Abril, o grupo de Teatro Juvenil 100de-graus, promovido pelo Projecto Despertar, apresentou mais uma vez neste ano de 2010, a peça de Teatro Infantil "O GRUFALÃO". A sala escolhida para esta iniciativa foi o auditório da FRATERNA, que não foi suficientemente grande para esmorecer os gritos e risos entusiastas das duas dezenas de crianças e idosos presentes no espectáculo.

O Projecto Despertar promoveu, no passado mês de Abril, com cerca de 20 crianças provenientes do Empreendimento Social de Urgezes e das Oficinas de S. José, uma visita de estudo ao Oceanário de Matosinhos (Sea Life) e à Fundação de Serralves.

A Técnica de Diagnóstico e Encaminhamento do Centro Novas Oportunidades da Sol do Ave estará a efectuar atendimento descentralizado na Junta de Freguesia de Conde S. Martinho, no dia 11 de Maio, e, na Junta de Freguesia de Fermentões, no dia 12 de Maio, a partir das 19h00.

O Projecto Territórios_IN apoiou, no passado mês de Abril, mais uma Instituição Particular de Solidariedade Social, do Concelho da Póvoa de Lanhoso, no âmbito do processo de Capacitação das Instituições Locais, previsto na acção 6.

Numa iniciativa conjunta da equipa técnica e dos utilizadores de drogas utentes do Projecto IN-Ruas, iniciaram-se no passado dia 23 de Abril várias acções de recolha do lixo associado aos consumos de drogas no Centro Histórico de Guimarães. Esta iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães, parceira do Projecto, e pretende contribuir para redução dos riscos de saúde da comunidade local.

Veja as fotos!

O Centro Novas Oportunidades da Sol do Ave irá promover, no próximo dia 20 de Maio, o 2º Workshop de Educação Financeira, destinados aos seus adultos em processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, de nível básico e secundário.

Inscrições abertas:

  • Formação Pedagógica Inicial
  • Formação Contínua
    - Ferramentas Web2.0 em ambiente de formação

    - Plataforma Moodle

    - Coaching

    - Liderança de Equipas

    - Gestão de Conflitos em sala de aula

     

  • Formação para empresas
    • Formação à medida

 

A sol do Ave, através do seu Departamento de Educação/Formação e o Projecto Despertar, encontra-se na feira “Orienta-te” que está a decorrer no Pavilhão Multiusos, entre o dia 29 de Abril e 2 de Maio de 2010, venha visitar-nos e ver as nossas ofertas Formativas.

diplomas1Desde Maio de 2008 que a Sol do Ave dinamiza o seu Centro Novas Oportunidades, tendo conseguido, até à data, mobilizar 2389 adultos que se encontravam afastados do sistema educativo para darem continuidade ao seu percurso de qualificação, dos quais 1408 sem o nível básico de escolaridade e 981 sem o nível secundário.

 

O Projecto Territórios_IN, no âmbito da iniciativa IN_Jovem, continua a proporcionar apoio aos Agrupamentos Escolares do Alto Ave através da realização de sessões de informação e esclarecimento em torno da temática Educação Sexual.

O Gabinete de Apoio à Criação do Próprio Emprego, do Projecto Despertar, dinamizou uma Acção de Formação na área de Marketing para Micro empresas no passado dia 22 de Abril.

No passado dia 14 de Abril, realizou-se na Escola Secundária Martins Sarmento uma sessão de esclarecimento sobre “Inteligência Emocional” pelas técnicas do Projecto Despertar da Sol do Ave, Dr.ª Ângela Guise (Psicóloga) e Dr.ª Sara Sampaio (Educadora Social).

Nos próximos dias 21, 22 e 24 de Abril, irá realizar-se um Workshop sobre Empreendedorismo, na Trofa, no âmbito da parceria existente entre a Sol do Ave e o Município da Trofa para o desenvolvimento do Projecto Territórios IN.

undefined

O Projecto Territórios_In associou-se à Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso numa iniciativa que visou assinalar o Dia Mundial do Teatro.

Nas férias lectivas da Páscoa, o Projecto Territórios_IN dinamizou um conjunto de actividades lúdico-pedagógicas para os jovens de Ringe, em Santo Tirso, e do Empreendimento Habitacional de S. Martinho do Bougado, na Trofa.

Realizou-se, nas férias lectivas da Páscoa, mais um programa “Férias Activas”, no âmbito da ocupação de tempos livres com jovens, realizado pela Câmara Municipal da Póvoa em parceria com o Projecto Territórios_In.

Porque falar em saúde é muito mais do que falar na ausência de doenças, o Projecto Territórios_In dinamizou, no passado dia 26 de Março, na Associação de Moradores do Complexo Habitacional de Ringe, uma sessão de sensibilização subordinada ao tema “Promoção da Saúde nas Crianças”, direccionada especialmente para pais. Esta iniciativa contou com a colaboração de profissionais de saúde, através do Centro de Saúde de Negrelos, e permitiu debater a promoção do direito à saúde das crianças, sensibilizando desde logo os pais para a procura de hábitos de higiene saudáveis.  

Na passada semana de 29 de Março a 1 de Abril, realizaram-se no Concelho de Fafe, mais umas férias desportivas organizadas e dinamizadas pelo Projecto territórios In. Participaram um total de 18 jovens, oriundos de diferentes meios sociais, sendo que para muitos deles esta constituiu a única oportunidade de usufruírem de actividades de tempos livres estruturadas.

Porque trocar ideias e experiências, com outros pais e mães, é uma forma dos mesmos reflectirem e de se sentirem apoiados nos seus papéis, no passado dia 09 de Março, teve início mais uma formação em Educação Parental, no âmbito do Projecto Famílias_In. Trata-se do quarto grupo de pais, formado no Concelho de Santo Tirso, com a acção a decorrer, desta feita, nas Instalações da Associação de Moradores do Complexo Habitacional de Ringe, durante um período de três meses. 

Curso:cabelos1

Cuidados e Estética do Cabelo (Tipo 3).

 

O que é?

O Curso de Educação e Formação (CEF) de Cuidados e Estética do Cabelo é uma oportunidade para frequência ou conclusão da escolaridade obrigatória e, simultaneamente, para preparação de uma entrada qualificada no mercado de trabalho.

 

 

Comércio:aprendizagem

  • Técnico de Vendas

 


 

O que são?

São cursos de formação profissional inicial, em alternância, dirigidos a jovens, privilegiando a sua inserção no mercado de trabalho e permitindo o prosseguimento de estudos. Os cursos de Aprendizagem conferem o nível III de formação e o nível secundário de educação.

 

Para quem?

Destinam-se a jovens à procura do primeiro ou de novo emprego e com:

  • Idade inferior a 25 anos
  • 3.º ciclo do ensino básico ou equivalente

ou

  • habilitação superior ao 3.º ciclo do ensino básico ou equivalente, sem conclusão do ensino secundário ou equivalente.

Certificação

  • Certificação Escolar equivalente ao 12º ano
  • Qualificação profissional de Nível 3

Regalias

  • Subsídio de Alimentação;
  • Subsídio de Transporte;
  • Bolsa de Profissionalização;
  • Bolsa para Material de Estudo.

Local e Horário

Os Cursos de Aprendizagem decorrerão em Guimarães, em locais a definir, em horário laboral.

 

Número de formandos

15-20 por cada acção de formação.

 

Inscreva-se aqui

logos_cef_aprend

 

 

 

 

 

 

 

Tal como havíamos noticiado anteriormente, o Gabinete de Apoio ao Emprego e Empreendedorismo, do Projecto Territórios_IN, promoveu em Março várias sessões de formação subordinadas ao tema das “Técnicas de Procura de Emprego”. Estas sessões decorreram em Santo Tirso no Patronato de Vila das Aves e na Escola da Ribeira em Roriz.

Iniciado em Março de 2010, com um grupo de utentes, o ateliê de fotografia tem vindo a revelar-se como uma excelente tecnologia social junto deste grupo. Aproveitando a dinâmica já instaurada noutras iniciativas do CAFAP (Atelier de Informática; Treino de Competências Pessoais e Sociais), no ateliê de fotografia os utentes tem a possibilidade de contactar e experimentar a câmara fotográfica digital e todo o equipamento técnico de apoio, mas também aprender técnicas de fotografia, tais como captação, edição e produção digital.

electricidadeO grupo de Electricidade de Instalações Tipo II, no âmbito do projecto educativo, vai realizar uma actividade que consiste na elaboração de uma maquete de uma casa com recurso a energias alternativas.

Esta actividade contará com o contributo dos módulos da componente profissional, bem como da componente teórica.

No passado dia 17 de Março, o Projecto Territórios_IN realizou uma Sessão de Divulgação do Processo de Capacitação das Instituições Locais, no Auditório da Junta de Freguesia de Santiago de Bougado, para a qual foram convidadas todas as Instituições Particulares de Solidariedade Social com intervenção local.

Terra de Ninguém foi o Bar escolhido para a gravação em vídeo da peça de teatro encenada e representada por 100de-graus para participar na “4º Mostra de Teatro do Miño”. Com o mesmo nome do Bar, a peça de teatro Terra de Ninguém centra-se na perspectiva de alguns personagens que se encontram num bar e interagem de uma forma muito trivial mas, contudo, intensa, e nada realista.

Decorreram no passado dia 20 de Março diversas operações de limpeza incluídas no Projecto Limpar Portugal, tendo a Sol do Ave marcado a sua presença no mesmo através da participação dum grupo de 15 voluntários dos seus projectos Despertar e Centro Novas Oportunidades.

Nturmas_cruzadaso próximo dia 1 de Abril irá realizar-se uma actividade intitulada “Turmas Cruzadas”, organizada pelas turmas de Técnicos de Logística e Técnicos de Qualidade, que estão a decorrer na Sol do Ave no âmbito do POPH, tipologia 1.1. Sistema de Aprendizagem.

No passado dia 9 de Março, o Projecto Territórios_IN terminou mais uma formação de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Esta formação realizou-se na net.sobre_rod@s, no Conjunto Habitacional da Barca, Vila das Aves. O grupo constituído por adultos adquiriu competências no ambiente de trabalho, no Programa Paint e no Microsoft Office Word 2007.

undefined

O Gabinete de Apoio ao Emprego e Empreendedorismo do Projecto Territórios_IN promove em Março várias sessões de formação subordinadas ao tema das “Técnicas de Procura de Emprego”. Estão actualmente em formação dois grupos de moradores dos bairros sociais de Vila das Aves e Roriz, em Santo Tirso, em instalações do Patronato de Vila das Aves e da Escola da Ribeira em Roriz. Tem-se verificado um bom nível de aceitação e participação, contando com a presença de 17 e 9 formandos, respectivamente.

No passado dia 27 de Janeiro realizou-se na Biblioteca Municipal Raul Brandão um encontro em Rede “Programa de Competências Parentais – Mais Família, Mais Criança” com a seguinte ordem de trabalhos:

- Apresentação do Projecto “Mais Família, Mais Criança”;

- Apresentação dos resultados do projecto 2008/2009;

- Divulgação da Acção de Formação de Formadores em Competências Parentais para 2010.

Através da acção TIC_Móvel, do Projecto Territórios_IN, e pelo segundo ano consecutivo, a unidade móvel net.sobre_rod@s apoia as várias famílias dos 13 conjuntos habitacionais de gestão municipal do Concelho de Santo Tirso. Nesta unidade móvel, qualquer residente pode aceder à Internet, bem como fazer trabalhos em suporte digital e tirar dúvidas relacionadas com a informática.

Uma vez por mês, a partir das 17.30h, realizam-se no C.A.F.A.P. sessões de Terapia Familiar com 3 famílias destinatárias da intervenção social do Projecto Despertar. A iniciativa principiou em Janeiro deste ano, e tem a duração de 6 meses por família, havendo, contudo, a possibilidade de se prolongar por mais tempo, de acordo com o sucesso das metas atingidas e com as necessidades do público-alvo.

Os dados conhecidos indicam que as mulheres continuam a ser as principais vítimas de violência doméstica. Trata-se de uma realidade cada vez menos obscura em resultado de uma forte estratégia de sensibilização e apelo à denúncia de cada caso.

No dia 8 de Março, comemorou-se o Dia Internacional da Mulher, data em que se lembram as conquistas sociais, políticas e económicas das Mulheres. Para assinalar este dia, o Projecto Territórios_In realizou uma campanha de sensibilização, quer junto da comunidade escolar da Escola da EB 2/3 de Vila das Aves, quer junto dos jovens que frequentam as actividades OTL dos Municípios da Trofa e de Santo Tirso, neste caso construindo flores com diversos materiais e escrevendo mensagens que transmitiram às mulheres com quem convivem no seu dia-a-dia.

O Projecto InRuas, à semelhança de outras 7 equipas de redução de riscos e minimização de danos do norte do país, integra desde o passado mês de Janeiro o Projecto InPAR, que resulta de uma parceria com a APDES (Agência Piaget para o Desenvolvimento). Neste âmbito, o InRuas alargou a sua equipa com a integração de um Educador de Pares.

No passado dia 27 de Janeiro realizou-se na Biblioteca Municipal Raul Brandão um encontro em Rede “Programa de Competências Parentais – Mais Família, Mais Criança” com a seguinte ordem de trabalhos:

- Apresentação do Projecto “Mais Família, Mais Criança”;

- Apresentação dos resultados do projecto 2008/2009;

- Divulgação da Acção de Formação de Formadores em Competências Parentais para 2010.

mlpA Sol do Ave – Associação para o Desenvolvimento Integrado para o Vale do Ave – aderiu ao Projecto Limpar Portugal (PLP), um movimento de cidadãos que tem como objectivo a limpeza das lixeiras ilegais existentes na Floresta Portuguesa e, através do sucesso desta iniciativa, promover uma sensibilização para fomentar comportamentos ambientalmente sustentáveis.

No início do mês de Fevereiro terminou, na Póvoa de Lanhoso, mais uma formação em Tecnologias de Informação e Comunicação, realizada pelo Projecto Territórios_IN,  no âmbito da acção TIC_Itiner@nte.  Esta formação, de introdução à informática, permitiu aos formandos, um grupo de pessoas com idades desde os 11 até aos 69 anos, explorar o Windows Vista e o Microsoft Word 2007.

Em Fevereiro de 2010, o Projecto Territórios_IN realizou, na Freguesia de Antime, em Fafe, mais uma formação na área das Tecnologias de Informação e Comunicação, no âmbito da acção TIC_Itiner@nte.

O IN_Jovem aliou-se à Escola Secundária de Fafe para assinalar o Dia de S. Valentim, realizando uma sessão de informação e esclarecimento junto dos alunos do 9º ano. Relações Seguras denominava-se a sessão e nela foram abordadas, sobretudo, as doenças sexualmente transmissíveis e os métodos contraceptivos, alertando os jovens para a necessidade de uma atitude responsável no namoro.

O Centro Novas Oportunidades da Sol do Ave irá promover, durante o próximo mês de Março, Workshops de Educação Financeira, destinados aos seus adultos em processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, de nível básico e secundário.

A peça de teatro infantil “O GRUFALÃO” brilhou, por diversas vezes nestes 2 últimos meses, para cerca de 400 crianças que assistiram a esta iniciativa, realizada pelo grupo de teatro 100de-graus e promovida pelo Projecto Despertar. Aconteceu nos passados dias 18 de Dezembro, na Junta de Freguesia de Silvares; 29 de Dezembro, no Centro Social D. Manuel de Castro; no dia 30 de Dezembro e 19 de Janeiro no Lar Stª Estefânia; no dia 18 de Janeiro no Colégio Nª Sª da Conceição.

O Projecto Territórios_IN em parceria com a Associação Metropolitana de Serviços do Porto (A.M.S.), desenvolveu nos dias 12, 13, 19, 20 e 21 mais uma formação no âmbito da activação para a empregabilidade. Esta formação teve lugar na Loja Social do Município da Trofa e contou com a participação de 9 beneficiários de Rendimento Social de Inserção. Foram cinco sessões dedicadas às temáticas da “Procura de Emprego”, elaboração do “Curriculum Vitae”, preparação para “Entrevistas para Emprego/Formação” e dos “Direitos e Deveres dos Trabalhadores”.

Pretende-se com estas acções de formação capacitar a população desempregada no domínio de técnicas e instrumentos úteis para a sua (re)inserção profissional através do treino de competências básicas e da sua sensibilização para a importância da procura activa de emprego ou formação.

 

 

O Projecto Territórios_IN, no âmbito da iniciativa Famílias_In, concluiu, no passado dia 25 de Janeiro de 2010, mais uma formação em Educação Parental com um grupo de pais do Concelho de Santo Tirso, da Associação do Infantário de S. Tomé de Negrelos. Ao longo de três meses, estes pais tiveram oportunidade de aumentar o seu conhecimento sobre estratégias educativas alternativas formas de reacção a diversas situações do quotidiano.

O Projecto Territórios_IN, no âmbito do Espaço In_Jovem, iniciou em Janeiro, na escola EB 2,3 de Alvarelhos/Trofa, um conjunto de sessões de informação para todas as turmas do 8º ano de escolaridade, sob temas diversos relacionados com a idade da adolescência e juventude: sexualidade, violência no namoro e relacionamento inter-pessoal.

Iniciado em Novembro de 2009, OCUPARTE (Oficinas Artísticas e Culturais) tem vindo a revelar-se uma iniciativa promissora junto do público adulto, destinatário do Projecto Despertar. Com o objectivo claro de ocupar os tempos livres dos utentes de uma forma recreativa e cultural, nestas oficinas de Expressão Plástica constroem-se diversos produtos artesanais. Em 2009, por exemplo, e porque a Época Natalícia assim o exigia, prepararam-se Decorações Natalícias, e no inicio deste ano de 2010 o mote, sugerido pelos próprios actores do Projecto, são os acessórios de refeição (individuais para mesa; suportes para pratos e copos). No final do mês de Janeiro uma nova actividade iniciará, e desta vez as exigências serão mais elevadas, pois agora pretende-se confeccionar tapetes, utilizando diversos materiais recicláveis.

Agendamento da Consulta Jovem.

Centro Novas Oportunidades da Sol do Ave desenvolve processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências Profissionais

 

A Sol do Ave viu aprovado, pela Agência Nacional para a Qualificação, IP e pelo Programa Operacional Potencial Humano, o Plano Estratégico de Intervenção do seu Centro Novas Oportunidades para o biénio 2010-2011.

O projecto Territórios _ IN, no seguimento das iniciativas que tem vindo a desenvolver para promoção do microempreendedorismo, realizou, no dia 5 de Janeiro de 2010, na Póvoa de Lanhoso, mais uma sessão de informação sobre a criação do próprio emprego como forma de inserção no mercado de trabalho.

Cerca de 30 crianças e jovens participaram em mais um programa de Ocupação de Tempos Livres “Férias Activas - Natal 2009” organizado pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso em parceria com o Projecto Territórios_In.

No passado dia 18 de Dezembro, iniciou mais um período de férias lectivas, tempo que o Projecto Territórios_IN aproveita por excelência para estar próximo do seu público mais jovem e dinamizar um conjunto diversificado de actividades de ocupação de tempos livres. Em Santo Tirso, destacamos a ida à piscina, onde os jovens, em grupo, fizeram jogos aquáticos e aperfeiçoaram técnicas de natação com o apoio de um professor, assim como, a visita ao Parque Biológico de Gaia, a realizar no dia 28 de Dezembro.

Empreender. Empreendedorismo. Empreendedores. Palavras emergentes e com forte significado no mundo actual e globalizante. Um planeta empreendedor, onde se espera que as pessoas sejam emancipadas e participativas, é uma visão que se afigura e se deseja, incessantemente, num futuro próximo. Não há que perder tempo, até porque não somos os únicos responsáveis pela mudança, pois o destino também está, e mais do que nunca, nas pequeninas mãos das crianças.  

O Projecto “Territórios_IN” deu a esta quadra um especial sabor para as crianças e jovens da Póvoa de Lanhoso e Fafe que participaram no Campo de Férias, na Serra da Estrela, nos passados dias 19 e 20 de Dezembro.

No seguimento do Atelier de Gestão Doméstica para famílias residentes na Habitação Social de S. Romão do Coronado, está em curso desde o passado dia 11 de Dezembro, nas instalações da Cozinha da ASCOR – Associação de Solidariedade Social do Coronado, na Trofa, um Atelier prático de Culinária para o mesmo público-alvo.

Tendo em consideração os constantes apelos ao consumo e a situação socioeconómica das famílias mais desfavorecidas acompanhadas pelo Centro de Recursos e Qualificação do Baixo Ave, o Projecto Territórios_IN realizou, no passado dia 10 de Dezembro de 2009, no Auditório da Junta de Freguesia de Santiago de Bougado, uma sessão de sensibilização subordinada ao tema “Poupar é Ganhar”.

No passado dia 5 de Dezembro, terminou na Póvoa de Lanhoso, o Workshop em Empreendedorismo – Da Ideia à Acção, organizado pelo Projecto Territórios_IN, que contou com a participação de 14 pessoas.

O Gabinete de Inserção Profissional (GIP) de Conde S. Martinho, promovido pela Sol do Ave, tem vindo a organizar sessões informativas junto da população desempregada: no passado dia 25 de Novembro, na Junta de Serzedelo, com vista à divulgação em geral dos serviços proporcionados por este gabinete, e no dia 5 de Dezembro, no Salão Paroquial da Freguesia, com um grupo de jovens de Conde S. Martinho, interagindo com os mesmos no sentido de conhecer os seus interesses ao nível dos percursos escolares e profissionais e sensibilizá-los para uma maior aposta nestes percursos.

O Projecto Despertar, promovido pela Câmara Municipal de Guimarães e executado pela Sol do Ave, iniciou no âmbito da Acção 5 – Centro de Atendimento Familiar e Aconselhamento Parental, consultas de Terapia da Fala dirigidas a crianças e jovens cujas famílias se encontram em situação de carência económica. Este serviço, abrange neste momento 12 crianças residentes em Bairros Sociais do Concelho de Guimarães.

No passado dia 26 de Novembro, o Projecto Territórios_IN terminou mais uma em Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), na Freguesia de Santo Emilião, Povoa de Lanhoso, com um grupo de 20 formandos, homens e mulheres em idade activa.

O Projecto Territórios_IN apoiou, no passado mês de Novembro, mais uma Instituição Particular de Solidariedade Social, do Concelho da Trofa, no âmbito do processo de Capacitação das Instituições Locais, previsto na acção 6.

Nova_imagem_16No dia 1 de Dezembro, celebrou-se a Dia Mundial da Luta Contra a SIDA, uma doença que tem vindo a assumir proporções crescentes: desde 1983, já infectou mais de 34 mil pessoas em Portugal, e já matou mais de 25 milhões em todo o Mundo.

Terminou este mês, nos  o ciclo de ateliês de Gestão Doméstica, dirigida a agregados familiares beneficiários de medidas de acção social, realizados em colaboração com a Acção Social de ambos os municípios e com o Núcleo Local de Inserção.

O Projecto Despertar, promovido pela Câmara Municipal de Guimarães e executado pela Sol do Ave, encontra-se a desenvolver o Projecto “ Ser Empreendedor” em parceria com a Escola Secundária Martins Sarmento.

O LIVRO

Escrito por Julia Donaldson, O GRUFALÃO é um livro infantil que retrata a história de um ratito, que consegue dissuadir vários animais na floresta de o comerem, inventando histórias de um monstro feio e assustador (mas imaginário) chamado "grufalão"... Qual não é o espanto do ratinho quando o grufalão realmente aparece!

Nos próximos dias 26, 27 e 28 de Novembro, irá realizar-se um Workshop sobre Empreendedorismo, na Póvoa de Lanhoso, no âmbito da parceria existente entre a Sol do Ave e o Município da Póvoa de Lanhoso para o desenvolvimento do Projecto Territórios IN.

bannerDir_Fotob1Em 1999, as Nações Unidas (ONU) designaram oficialmente 25 de Novembro como Dia Internacional pela Eliminação da Violência  contra a Mulher. Antes desta indicação da ONU, o dia 25 de Novembro já era vivido pelo movimento internacional de mulheres. A data está relacionada com a homenagem a Tereza, Mirabal-Patrícia e Minerva, presas, torturadas e assassinadas em 1960, a mando do ditador da República Dominicana Rafael Trujillo.

No momento em que o Projecto IN-Ruas completou um ano de intervenção no terreno e aproveitando o repto lançado por alguns utentes, realizou-se no passado dia 13 de Novembro, sexta-feira, um magusto. Tal como prometido a moradores e comerciantes, no final do magusto procedemos à limpeza do local.

No passado dia 11 de Novembro, terminou mais uma formação em Introdução aos Sistemas de Informação, no Concelho da Trofa, com um grupo de pessoas entre os 21 e os 41 anos de idade, que adquiriram as suas primeiras competências em informática.

Cena! Take! Tracker! Olha o Tilt! Cuidado com a voz! A panorâmica está mal feita! Zoom In, rápido! Close up demasiado acentuado! A claquete, por favor, para se iniciar a filmagem! Dolly back quase imperceptível!

O negrume da noite descia lentamente na sala quando se ouviram os primeiros gritos. A luz das velas teimava em afugentar as trevas, mas não havia como fugir ao tremendo destino.  Por mais que se tentasse avistar uma saída, os olhares fixavam-se na cortina negra, sombria e misteriosa.  De repente, uma pequena brecha de luz dourada, melíflua,  ilumina os felizardos instalados na primeira fila.  

A Sol do Ave, no âmbito do apoio aos promotores do Sub-Programa 3 do PRODER - Programa de Desenvolvimento Rural, tem em funcionamento espaços de atendimento nos diferentes Concelhos da Zona de Intervenção.

Após um interregno no atendimento à população para a criação do próprio emprego por motivos de substituição da Técnica responsável, informamos que este apoio do Projecto Territórios_IN já se encontra disponível em cada um dos municípios abrangidos:

No passado dia 31 de Outubro, o Projecto Territórios_In em parceria com o Espaço Jovem, do Município da Póvoa de Lanhoso, realizou um atelier de decoração de abóboras, com o objectivo de assinalar o Dia das Bruxas – Halloween.

O Projecto Territórios_IN iniciou em Escolas EB 2,3 e Secundárias dos Concelhos de Fafe e da Póvoa de Lanhoso, o atendimento aos jovens no âmbito do gabinete itinerante In_Jovem, que se assume como um espaço de informação anónimo e confidencial sobre os mais variados temas inerentes às vivências e dúvidas características da adolescência e juventude.

No âmbito das actividades de Ocupação de Tempos Livres com jovens do Projecto Territórios-In, do Concelho de Fafe, realizou-se, nos dias 28 e 29, um atelier de decoração de abóboras que teve como objectivo a comemoração do Dia das Bruxas ou “Halloween”. No final desse atelier, os jovens puderam também decorar com material alusivo à data o espaço que os acolhe neste concelho.

Iniciou em Outubro, uma nova etapa de actividades com o Clube de Pais do Infantário Nuno Simões em Guimarães. Esta iniciativa surgiu através de uma parceria estabelecida entre o Projecto Despertar e este Infantário.

Terminou no mês Maio de 2009, a formação relativa ao programa específico de Educação Parental “Mais Família-Mais Criança”, que decorreu na Junta de Freguesia de Penselo dirigido a um grupo de mães e pais da Comissão Interfreguesias Comunidade Solidária.

No dia 27 de Outubro, teve início no Agrupamento de Escolas do Ave o ciclo de sessões de sensibilização da população mais jovem para o problema da violência doméstica no âmbito da sua prevenção.

No âmbito das actividades do eixo Informação e Acessibilidades, do projecto “Territórios_In”, foi recentemente concluída mais uma formação em Introdução aos Sistemas Informáticos, na Trofa. Os participantes, com idades compreendidas entre os 30 e os 60 anos de idade, adquiriram através desta formação as competências básicas em tecnologias da comunicação e informação para utilização no seu quotidiano.

O Projecto Despertar promovido pela Câmara Municipal de Guimarães e executado pela Sol do Ave com a parceria da Casfig, EEM, acolheu no dia 12 de Outubro, mais uma iniciativa do projecto Giro: Grace, Intervir, Recuperar, Organizar.

No passado dia 25 de Outubro, teve início o atelier de expressão corporal, na vertente da dança, no Centro de Criatividade da Póvoa de Lanhoso, com um grupo de jovens que têm sido acompanhados pelo Projecto Territórios_IN no âmbito das actividades de ocupação de tempos livres.

Com vista a uma gestão doméstica mais eficiente e pessoal dos rendimentos disponíveis nos agregados familiares em acompanhamento social do Concelho, encontra-se a decorrer, desde o dia 22 de Setembro, um ateliê inserido na acção 3 do Projecto Territórios_In.

 O Curso EFA – B3 (Educação e Formação de Adultos) de Electromecânica de Equipamentos Industriais é uma das ofertas educativas de nível básico com dupla certificação – escolar e profissional promovido pela Sol do Ave.

Está a decorrer nas instalações do Centro Social Teresiano, em Verim, uma formação em Educação Parental destinada à população do Baixo Concelho da Póvoa de Lanhoso. Esta iniciativa arrancou no dia 30 de Setembro e irá prolongar-se até meados de Dezembro, com sessões de formação todas as quartas-feiras.

Dia 26 de Setembro de 2009, D. João empreendeu uma missão a Guimarães e reconquistou a vila aos Castelhanos invasores. O momento foi vivido com grande euforia e expectativa, havendo mesmo uma grande batalha medieval entre Portugueses e Espanhóis.

O Projecto Despertar irá arrancar a Consulta Jovem nas Escolas do Concelho de Guimarães, no ano lectivo de 2009/2010. A Consulta Jovem funciona numa Unidade Móvel de Apoio à Juventude e é um espaço de atendimento anónimo, gratuito e confidencial.

 

Foi em Agosto que finalizou mais um ano de trabalhos de 100 de-graus. Sucesso total.  O grupo esteve de parabéns.  Organizou-se, então, por este motivo,  um mini-campo de férias em Lisboa, com o objectivo de dar a conhecer a riqueza e diversidade cultural da capital Portuguesa.

Foi no passado mês de Julho que os 100 de-graus actuaram no Museu Alberto Sampaio, mais precisamente num local conhecido por "A Cerca", para mais de 50 crianças oriundas do Concelho de Guimarães.

A 15º edição da Feira da Feira da Terra de S. Torcato, foi o palco perfeito para a estreia de 100 de-graus no mundo do espectáculo.

Cerca de duas dezenas de pessoas estão a frequentar, desde o dia 24 de Setembro, a formação em TIC - Tecnologias de Informação e Comunicação que o Projecto Territórios_In está a promover na freguesia de Santo Emilião, na Póvoa de Lanhoso.

No dia 15 de Outubro de 2009, o Projecto Territórios_In realizou no Agrupamento de Escolas Padre Joaquim Flores, em Revelhe, uma sessão informativa sob o tema Alimentação Cuidada = Mente Sã e Corpo São, no âmbito das comemorações do Dia da Alimentação.

A opinião dos Utilizadores de Drogas acompanhados pela equipa de rua (projecto IN_Ruas) *

  • “Mudou algum comportamento de consumo por causa da equipa?”: 41% dos indivíduos responderam afirmativamente, sendo que o principal comportamento indicado foi o facto de passarem a usar material novo e limpo em cada consumo.
  • Foram contactados 153 Utilizadores de Drogas (UD), num total de 1723 contactos
  • 39% dos Utilizadores de Drogas por via Intravenosa (UDI) realizaram a troca de seringas - 1636 seringas
  • 17% UDI passaram a consumir por via fumada
  • 100% dos UD por via fumada fez troca de prata na equipa de rua – 4859 tiras papel de alumínio

À semelhança do ano anterior, Guimarães vai acolher, no próximo dia 12 de Outubro com início às 9.30 e terminus às 17.30 h, a 3ª edição do Projecto GIRO - Grace, Intervir, Recuperar e Organizar, promovido a nível nacional pela GRACE (Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial) e coordenada localmente pela Sol do Ave e Câmara Municipal de Guimarães, no âmbito do Projecto Despertar/Programa Progride.

O Centro Social Teresiano de Verim é a mais recente Instituição Particular de Solidariedade Social do Concelho da Póvoa de Lanhoso a ser acompanhada pelo Projecto Territórios_In, no âmbito do eixo capacitação da comunidade e das instituições, cujo objectivo é a adopção de novas práticas de acção ao nível da sua gestão, melhoria e inovação dos seus serviços e satisfação do público-alvo.

Cerca de 160 jovens, com idades entre os 6 e 16 anos, participaram no Programa de Ocupação de Tempos Livres "Verão Activo", na Póvoa de Lanhoso, organizado conjuntamente pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e pelo Projecto Territórios_IN.

O Projecto Territórios_IN organizou mais duas acções de formação no âmbito das técnicas de procura de emprego, tendo sido abordadas temáticas como a “Procura de Emprego”, a elaboração do “Curriculum Vitae”, as “Entrevistas para Emprego/Formação” e os “Direitos e Deveres dos Trabalhadores”.

O grupo 100 de-graus vai apresentar-se ao vivo para mais 3 actuações, no próximo dia 26 de Setembro. Desta vez o palco é o Centro Histórico de Guimarães, no âmbito da edição de 2009 da Feira Joanina. 

O Grupo 100 De-graus está mais perto de todos nós. Agora podem conhecer todos os actores e saber quais os espectáculos que estão agendados. Consultem o nosso Blog. Gostaríamos que nos dessem a vossa opinião sobre as nossas actividades.

No passado dia 2 de Setembro, o Projecto Territórios_IN – Incluir e Incentivar, promovido pelo Programa Contratos Locais de Desenvolvimento Social, entregou os primeiros 67 certificados de formação em Tecnologias de Informação e Comunicação. Durante a cerimónia – que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Casto Fernandes, a Vereadora do Pelouro de Acção Social, Júlia Godinho, a Directora de Departamento de Educação, Desporto e Acção Social, Paula Brandão, e o coordenador local do projecto, Rui Santos –, foram contemplados com um certificado de formação crianças, jovens e adultos residentes nos conjuntos habitacionais de gestão municipal do concelho, num intervalo etário que vai desde os 7 aos 75 anos de idade.

No passado dia 5 de Setembro, o projecto Territórios_IN esteve presente na primeira edição do Be Green Festival, organizado pelo Município de Fafe, através do Pelouro da Protecção Civil.

O Projecto Territórios-In, com a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Vila das Aves realizou, na Associação de Moradores do Complexo Habitacional de Ringe, uma acção de sensibilização em Suporte Básico de Vida. A iniciativa dirigida a profissionais da área da educação, desporto e à população em geral teve como objectivo sensibilizar a população para a importância de saber como actuar em conformidade com as precauções universais de protecção perante uma situação de acidente. A acção suscitou o interesse dos participantes, que manifestaram a sua vontade em dar continuidade a este tipo de iniciativas.       

Considerando que a qualidade da resposta da organizações do economia social às reais necessidades da população a quem dirigem a sua acção depende do seu nível de capacitação, o Projecto Territórios_IN tem vindo a desenvolver um trabalho de qualificação junto destas entidades no âmbito do seu planeamento estratégico.

 

Tal como o próprio nome sugere, a acção TIC-Itiner@nte é uma iniciativa que proporciona, numa lógica de proximidade às populações, o acesso às novas tecnologias de informação e comunicação. Abrange os municípios de Fafe, Póvoa de Lanhoso e Trofa, onde tem sido dada formação a jovens, adultos e idosos no âmbito da iniciação à informática, a saber:  Introdução ao Windows Vista (principais funções, ao Microsoft Word (2007), ao Microsoft Excel (2007), ao Microsoft PowerPoint (2007), ao Internet Explorer.

No passado mês de Junho de 2009, foi promovido um Ateliê de Puericultura com dois grupos de mães nos Municípios de Santo Tirso e Trofa, maioritariamente constituídos por uma faixa etária relativamente jovem.

No âmbito do IN_Jovem, realizou-se, no passado mês de Julho, nas instalações do Espaço Jovem, da Póvoa de Lanhoso, a sessão denominada Sexualidade na Adolescência, dinamizada por duas alunas do Curso de Medicina, da Universidade do Minho, a estagiar no Instituto Português da Juventude (IPJ).

 

Enquadrada no IN-Jovem, teve lugar, no passado mês de Junho, na Escola EB 2,3 de Montelongo, em Fafe, uma sessão de esclarecimento sob o tema Adolescência e Sexualidade, dirigida a duas turmas de 8º ano.

 

“Dar a cada família o suporte que ela precisa e deseja, principalmente àqueles que por diferentes motivos estão a experienciar riscos particulares, é a trajectória de intervenção social com mais probabilidades de promover o bem-estar de cada criança, jovem e família. A Educação Parental é uma das concretizações desta resposta..” 

Filomena Gaspar

 

O IN_Jovem é um espaço informativo, que pretende esclarecer os jovens ao nível de dúvidas e problemas inerentes à sua fase de desenvolvimento, em áreas tão diversas como:

  • Escolar e Vocacional: preocupações com rendimento escolar; identificar possíveis áreas para possíveis carreiras escolares ou profissionais; abandono escolar;
  • Pessoal e Social: preocupações com colegas, professores, família, relações afectivas, violência;
  • Saúde: saúde sexual e reprodutiva, planeamento familiar, comportamentos de risco e desviantes, erros alimentares.

No âmbito do eixo de Intervenção Familiar e Parental, cujo objectivo é desenvolver desenvolver e promover competências ajustadas junto de famílias problemáticas, está em curso o projecto de Eucação parental Famílias_IN. Teve início em Outubro de 2008 com a formação de uma equipa técnica, integrada por elementos do Projecto Territorios_In e das Comissões de Protecção de Crianças e Jovens da sua área de influência, ministrada pela Prof. Doutora Filomena Gaspar, docente da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e autora do programa de educação parental “Mais Criança, mais Família”, em que se baseia o Projecto Famílias_IN.

De 20 a 24 de Julho de 2009, a Sol do Ave, no âmbito do seu projecto “Ponto de Partida”, vai dinamizar uma Semana Aberta, durante a qual os seus Cursos de Educação e Formação de Jovens irão proceder a demonstrações das competências que têm vindo a desenvolver.

100 de-graus apresenta peça de teatro infantil no Museu Alberto Sampaio. Vai estrear-se no próximo dia 15 de Julho, pelas 15h, no Museu Alberto Sampaio, a peça de teatro Viva S. Torcat”, dirigida a crianças do Concelho de Guimarães.

O Projecto Despertar, em execução pela Sol do Ave, iniciou no passado mês de Janeiro o apoio técnico e coordenativo à Associação Recreativa e Cultural de Monte S. Pedro. O objectivo desta iniciativa é promover o desenvolvimento de competências sociais e associativas nos membros da associação, mas também potenciar os seus recursos, de forma a haver uma melhor concertação entre o planeamento e desenvolvimento das actividades e iniciativas.

A Sol do Ave - Associação para o Desenvolvimento Integrado do Vale do Ave elaborou no âmbito do Projecto Despertar uma Candidatura ao Programa “CUIDA-TE” do Instituto Português da Juventude. Na sequência da aprovação da candidatura, realizou-se no passado dia 17 de Junho no auditório do Lar Santa Estefânia, uma Peça de Teatro Debate, subordinado a temáticas promotoras de estilos de vida saudáveis, direccionada para jovens com idades entre os 12 e os 14 anos.

A Sol do Ave apresentou uma candidatura à Coordenação Nacional para a Infecção VIH/SIDA a fim de desenvolver um projecto de prevenção do VIH/SIDA junto de Utilizadores de Drogas. Pretende-se com este Projecto:

A Sol do Ave deu início, no passado dia 1 de Junho de 2009, à actividade do GIP – Gabinete de Inserção Profissional, localizado na Junta de Freguesia de Conde. Para além desta freguesia, apoiará a população das freguesias vizinhas de Nespereira, Gandarela e Serzedelo, aos seguintes níveis:

JUNHO de 2009:

  • Consulta jovem Escola EB 2,3 Afonso Henriques - dia 01 de Junho de 2009
  • Consulta Jovem Escola EB 2,3 Abação - dia 8 de Junho de 2009

 

Inscrições ABERTAS:

  • Comércio - Técnico/a de Logística (2009)
  • Comércio - Técnico/a de Vendas (2010)

Em Janeiro de 2008, foi inaugurada a unidade móvel net.sobre_rod@s, que percorre, de segunda a sábado, todos os conjuntos habitacionais de gestão municipal do Município de Santo Tirso. Tem como objectivo facilitar o acesso à Internet e permitir que os residentes participem em acções de formação, para assim aumentarem os seus conhecimentos elementares na área da informática e indispensáveis no exercício de uma cidadania activa.

“Vêm aí os do ambiente!” é a frase que os alunos das escolas EB1, das freguesias de Briteiros Sto. Estêvão, Briteiros Sta. Leocádia e Briteiros S. Salvador proferem entusiasticamente quando vêem aproximar-se, todas as quartas-feiras do mês, a carrinha da Sol do Ave às suas escolas. São técnicos da Sol do Ave e alguns jovens do Ecoclube Vivo, os grandes responsáveis pela euforia destas crianças, e os criadores do projecto “Ajudar o Ambiente é Divertido”, dirigido a Comissões Sociais Inter-Freguesias do Concelho de Guimarães.

Foi aprovado o Projecto In-Ruas apresentado pela Sol do Ave ao Programa de Respostas Integradas, do Instituto da Droga e da Toxicodependência.

O Projecto propõe-se à realização de uma intervenção de carácter comunitário no âmbito da redução de riscos e minimização de danos junto dos consumidores de substâncias psicoactivas não integrados em processos de tratamento estruturados, em duas freguesias do Centro Histórico de Guimarães referenciadas como território prioritário de intervenção: Oliveira do Castelo e S. Sebastião.

A Sol do Ave – Projecto Despertar e a Juventude da Cruz Vermelha da Delegação de Guimarães estão a desenvolver o Projecto Colorir o Sábado implementado na Comissão Social Inter – Freguesias do Sudoeste da Montanha da Penha, o Projecto desenvolve-se aos Sábados de Manhã (10h-12h30) e destina-se exclusivamente a Crianças e Jovens (5-14 anos).

A Sol do Ave – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Vale do Ave está a dar inicio à actividade do seu Centro Novas Oportunidades, criado através de Despacho da Agência Nacional para a Qualificação, I.P., de 18 de Fevereiro de 2008.

O Projecto Territórios_In, promovido pela Sol do Ave – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Vale do Ave em parceria com os municípios de Fafe, Póvoa de Lanhoso, Santo Tirso e Trofa, no âmbito do Programa Contrato Local de Desenvolvimento Social para o Vale do Ave, tem como uma das suas principais acções o apoio ao emprego, nomeadamente ao nível da criação do próprio emprego/micronegócios.
Este apoio dirige-se a pessoas em situação de desemprego ou à procura do 1º emprego, e consiste em:

{sapo}pYWvz2VoVmmOfVlbPQqT{/sapo}

A Sol do Ave – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Vale do Ave, no âmbito do programa Contratos Locais Desenvolvimento Social, tem em curso o Projecto "Territórios_IN – Incluir e Incentivar", em parceria com as Câmaras Municipais de Fafe, Póvoa de Lanhoso, Santo Tirso e Trofa, com o objectivo de promover a inclusão social dos cidadãos através de metodologias fundadas em processos participados e de parcerias, mediante o desenvolvimento de actividades com carácter multidimensional.

Powered by Amazing-Templates.com 2014 - All Rights Reserved.