participe edrva v2  Novo Projetoterr sabor 

O projeto IN-Ruas iniciou, no passado dia 30 de janeiro, o programa de promoção de vacinação dos/as utentes, no âmbito do acordo de parceria estabelecido com o ACES Alto Ave. Com o objetivo de aumentar os cuidados de saúde das pessoas com consumos problemáticos de drogas, esta parceria tem como fim último contribuir para uma aproximação dos indivíduos ao Sistema Nacional de Saúde.

O programa arrancou com a vacinação Td (anti-tétano e difteria) de um utente e espera-se agora que o primeiro caso constitua um fator de motivação para os/as restantes.

 

Sabia que...
O tétano é uma doença causada pela contaminação de feridas e pode desenvolver-se após qualquer tipo de ferida, quaisquer que sejam as suas dimensões: cortes, perfurações, esmagamentos ou mordeduras de animais. No caso de consumidores de drogas por via injetável, o tétano pode desenvolver-se na sequência de injeções de heroína contaminada com esporos da bactéria.
A vacinação dos adultos contra o tétano é um objetivo particularmente importante do Programa Nacional de Vacinação (PNV) pois, apesar do reduzido número de casos e de óbitos, a prevenção da doença reside na proteção individual conferida pela vacina. Ou seja, só a vacinação de todas as pessoas, com reforços regulares, de acordo com o PNV (PNV 2012), pode prevenir todos os casos de doença.

IMG-20150130-WA0001 IMG-20150130-WA0000

 

Powered by Amazing-Templates.com 2014 - All Rights Reserved.