participe edrva v2  Novo Projetoterr sabor 

  Placa Explicativa LEADER 1 v2

sifin v2

A visão estratégica para o território deverá configurar um processo de desenvolvimento rural sustentável como instrumento privilegiado de coesão económica e social. Para prosseguir a visão proposta será necessário desenvolver uma estratégia que seja simultaneamente aglutinadora e inovadora (promovendo a realização de acções transversais numa óptica de complementaridade e sinergia), que responda de forma efectiva às grandes debilidades do território.

 

A estratégia local de desenvolvimento deverá ter como focos de actuação as temáticas da população, da economia e do emprego e o património rural, constituindo objectivos estratégicos de actuação:

  • Promover e garantir níveis superiores de qualidade de vida à população local;
  • Dinamizar e diversificar a base económica local, optimizando a capacidade endógena de geração de rendimento;
  • Preservar e valorizar os recursos locais.

Os três objectivos estratégicos enunciados encontram-se claramente interligados, não sendo possível, à luz de conceitos de coesão e sustentabilidade, dissociar a melhoria da qualidade de vida da dinamização da actividade económica e do emprego, sendo estes, por sua vez, claramente dependentes da preservação e valorização dos recursos locais. Ou seja, estamos em presença de uma cadeia de actuações com efeitos e repercussões a jusante e a montante. É nesta combinação e complementaridade de acções que reside o potencial sucesso da estratégia proposta que transversalmente apelam à implementação simultânea de acções concretas ao nível da cooperação e da animação.

 

Objectivos Estratégicos

  • Promover e garantir níveis superiores de qualidade de vida à população local;
  • Dinamizar e diversificar a base económica local, optimizando a capacidade endógena de geração de rendimento;
  • Preservar e valorizar os recursos locais.

A estes objectivos estratégicos são acrescidos objectivos de carácter transversal como são exemplo, o reforço da coesão territorial e social e a promoção da eficácia da intervenção dos agentes públicos, privados e associativos na gestão sectorial e territorial, tendo como base a abordagem LEADER e que serão atingidos pelo desenvolvimento de medidas/acções.

 

pdfClique para baixar o documento completo

 

 

Powered by Amazing-Templates.com 2014 - All Rights Reserved.